REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO E PESSOAS SURDAS

UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v14i0.13265

Resumo

O presente texto apresenta reflexões decorrentes de estudos desenvolvidos no projeto de pesquisa - Diversidade e Inclusão: Desafios e Perspectivas na Educação - vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, diversidade e Inclusão (GEPEDI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O trabalho aborda problemáticas inerentes à significação da categoria trabalho e seu reflexo na vida das pessoas surdas num contexto de desigualdades em todas as dimensões. Nessa perspectiva, este texto está permeado por reflexões inerentes à relação surdo-trabalho, compreendendo esta categoria como processo de humanização e a atual situação excludente enfrentada pelas pessoas surdas em diversos âmbitos sociais. Nesse segmento, do ponto de vista metodológico, a discussão centrada na relação trabalho-surdo se configura em uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Para tanto, fundamenta-se em autores como Albornoz (2004), Saviani (2017), Antunes (2012), Marx e Engels (2008). Diante da pesquisa realizada, é possível compreender que o sentido do trabalho e sua significação imposta aos surdos passa por um processo de estranhamento e expropriação destituída de meio humanizador à mera mercadoria do capital e parâmetro classificador de pessoas. Desse modo, a busca e as análises subsequentes realizadas demonstram a necessidade de continuação da pesquisa que investigue a categoria trabalho como ontologia e sua relação com os surdos em diversos âmbitos sociais.

Palavras-chave: Trabalho. Surdo. Humanização. Capitalista. Estado do conhecimento.

 

 

Biografia do Autor

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás
    1. Pós-Doutora em Gestão da Informação e Conhecimento pela Universidade do Porto, Portugal. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ. Pedagoga pela UFG. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT/UEG/Anápolis) e no curso de Pedagogia da UEG/Inhumas.

     

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Publicado

2022-08-31

Edição

Seção

Dossiê Cultura, escola e formação humana: reflexões e interfaces com a educação