HOMESCHOOLING

PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO? ATAQUE AOS PROFESSORES E A ESCOLA PÚBLICA? OU O RETORNO DA CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PARA A FAMÍLIA?

Autores

  • Isabella Luiza Fernandes Universidade Estadual de Goiás
  • Edvânia Vieira da Silva Universidade Estadual de Goiás
  • Veralúcia Pinheiro Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14290

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre o “novo” homeschooling ou educação domiciliar/educação no lar, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o globo, não sendo diferente na realidade brasileira. Entende-se como homeschooling o movimento pelo qual diversas famílias, por se sentirem insatisfeitas com a educação oferecida nas escolas, reivindicam o direito de educar os filhos em casa. Nesse sentido, buscamos refletir a partir de pesquisas bibliográficas sobre as seguintes questões: o homeschooling trata-se de uma preocupação com a qualidade da educação? É um ataque aos professores e à escola pública? Ou o retorno da centralidade da educação para a família? Constatamos que as respostas para as três são afirmativas, concluindo assim que o homeschooling e as demais políticas educacionais conservadoras transferem todos os problemas e fracassos educacionais para a escola e os professores.

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”