A DESVALORIZAÇÃO DA LITERATURA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14296Resumo
A DESVALORIZAÇÃO DA LITERATURA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE ATUAL
RESUMO: A Literatura é uma das mais importantes formas de expressão humana e desempenha um papel fundamental na sociedade. Entretanto, o que percebemos na atual educação brasileira é a desvalorização da Literatura e, consequentemente, um ensino fragilizado e desvinculado da realidade dos estudantes. A escassez de formação para profissionais da educação e a crescente influência da mídia e das tecnologias digitais tem contribuído para uma cultura de imediatismo e superficialidade, em que o entretenimento fácil, muitas vezes, suplanta a contemplação de obras literárias mais complexas. Diante desse cenário, este estudo objetiva investigar e compreender as possíveis causas dessa desvalorização, bem como as consequências para a formação educacional e cultural dos indivíduos na sociedade atual. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, buscamos fundamentar os problemas anunciados a partir de TODOROV, 2009; FRYE, 2006; CÂNDIDO, 2004; MORAN, 2013; entre outros. Os resultados desta pesquisa revelam que a desvalorização da Literatura está relacionado a múltiplos fatores interligados: a forma equivocada como a Literatura é trabalhada na escola, conforme afirma Todorov (2009); a priorização de disciplinas consideradas mais pragmáticas, como a matemática e as ciências, o que relega as disciplinas humanísticas, incluindo a literatura, a um papel secundário: aulas tradicionais, ausentes de uma mediação pedagógica que traga sentidos aos textos; a visão da Literatura apenas como uma forma de arte, mas não de formação humana. Diante destes resultados, torna-se evidente a importância de reavaliar a abordagem da Literatura tanto no âmbito educacional quanto na sociedade em geral.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Desvalorização. Ensino-Aprendizagem. Desafios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.