A DESVALORIZAÇÃO DA LITERATURA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE ATUAL

Autores

  • Maria Magda Ribeiro UEG
  • Débora Cristina Santos Silva UEG

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14296

Resumo

A DESVALORIZAÇÃO DA LITERATURA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE ATUAL

 RESUMO: A Literatura é uma das mais importantes formas de expressão humana e desempenha um papel fundamental na sociedade. Entretanto, o que percebemos na atual educação brasileira é a desvalorização da Literatura e, consequentemente, um ensino fragilizado e desvinculado da realidade dos estudantes. A escassez de formação para profissionais da educação e a crescente influência da mídia e das tecnologias digitais tem contribuído para uma cultura de imediatismo e superficialidade, em que o entretenimento fácil, muitas vezes, suplanta a contemplação de obras literárias mais complexas. Diante desse cenário, este estudo objetiva investigar e compreender as possíveis causas dessa desvalorização, bem como as consequências para a formação educacional e cultural dos indivíduos na sociedade atual. Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, buscamos fundamentar os problemas anunciados a partir de TODOROV, 2009; FRYE, 2006; CÂNDIDO, 2004; MORAN, 2013; entre outros. Os resultados desta pesquisa revelam que a desvalorização da Literatura está relacionado a múltiplos fatores interligados: a forma equivocada como a Literatura é trabalhada na escola, conforme afirma Todorov (2009); a priorização de disciplinas consideradas mais pragmáticas, como a matemática e as ciências, o que relega as disciplinas humanísticas, incluindo a literatura, a um papel secundário: aulas tradicionais, ausentes de uma mediação pedagógica que traga sentidos aos textos; a visão da Literatura apenas como uma forma de arte, mas não de formação humana. Diante destes resultados, torna-se evidente a importância de reavaliar a abordagem da Literatura tanto no âmbito educacional quanto na sociedade em geral.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Desvalorização. Ensino-Aprendizagem. Desafios.

Biografia do Autor

  • Débora Cristina Santos Silva, UEG

    Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Doutora em Teoria Literária - UNESP. Pós-doutora em Literatura e Hipermédia pela Universidade Fernando Pessoa - UFP-Porto. Pós-doutora em Arte e Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás FAV-UFG. Docente do PPG Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás - PPG-IELT/UEG.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”