CORPOLÍTICA DE AUTORIAS DE TEXTOS LITERÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO “SE LIGA NAS LINGUAGENS: PORTUGUÊS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14326

Resumo

Inspiradas no estudo de Vasconcelos (2021), neste artigo analisamos a corpolítica relativa a autorias de textos que compõem o livro didático “Se liga nas linguagens: Português” (Ormundo; Siniscalchi, 2020), material pedagógico que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e que é utilizado em turmas de ensino médio da rede pública estadual de educação básica de Goiás. Mediante análise qualitativo-interpretativista (Moita Lopes, 1994) e de métodos mistos (Creswell; Clark, 2013) acerca da autoria de textos literários presentes no referido material didático para o ensino de língua portuguesa, trazemos o conceito “corpolítica” (Frank, no prelo) para aprofundarmos no desvelamento acerca de que corpos – raça, etnia, sexo e gênero – escrevem os respectivos textos literários. Os resultados apontam para a presença acentuada de autoria textual condizente com o binarismo e a heterossexualidade branca, com pouca representatividade de mulheres no cânone literário e vernacular proposto no livro didático. 

Biografia do Autor

  • Valcy Corrêa de Lima, Secretaria de Estado da Educação de Goiás - SEDUC/GO

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2002). Atualmente é coordenadora pedagógica - CPMG Polivalente Gabriel Issa. Atualmente, aluna mestranda da UEG, PPGIELT- Anápolis- Goiás

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”