CORPOLÍTICA DE AUTORIAS DE TEXTOS LITERÁRIOS NO LIVRO DIDÁTICO “SE LIGA NAS LINGUAGENS: PORTUGUÊS”
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14326Resumo
Inspiradas no estudo de Vasconcelos (2021), neste artigo analisamos a corpolítica relativa a autorias de textos que compõem o livro didático “Se liga nas linguagens: Português” (Ormundo; Siniscalchi, 2020), material pedagógico que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e que é utilizado em turmas de ensino médio da rede pública estadual de educação básica de Goiás. Mediante análise qualitativo-interpretativista (Moita Lopes, 1994) e de métodos mistos (Creswell; Clark, 2013) acerca da autoria de textos literários presentes no referido material didático para o ensino de língua portuguesa, trazemos o conceito “corpolítica” (Frank, no prelo) para aprofundarmos no desvelamento acerca de que corpos – raça, etnia, sexo e gênero – escrevem os respectivos textos literários. Os resultados apontam para a presença acentuada de autoria textual condizente com o binarismo e a heterossexualidade branca, com pouca representatividade de mulheres no cânone literário e vernacular proposto no livro didático.
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