RESGATAR, REGISTRAR, REVIVER

UMA CONVERSA COM A PROFESSORA MIRZA SEABRA TOSCHI SOBRE OS PRIMEIROS ANOS DO PPG-IELT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14329

Resumo

Defender a busca por uma educação de qualidade implica compreender que, em um país tão vasto e profundamente desigual como o Brasil, é necessário um grande esforço, resistência e um constante esperançar para continuar a atuação nas diversas áreas da educação. Um marco significativo para o sistema educacional público brasileiro é celebrar o décimo aniversário de um programa de pós-graduação em uma universidade pública. Portanto, resgatar e documentar as memórias dessa longa jornada é também uma maneira de relembrar e divulgar um trabalho crucial em andamento. É isso que esta entrevista aborda: a trajetória de uma década de um programa de pós-graduação, narrada por alguém que esteve profundamente envolvido em grande parte dessa jornada. Em 2022, o Programa de Pós-Graduação em Educação Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT) realizou um evento para celebrar seus dez anos de existência. À essa ocasião, a Professora Mirza Seabra Toschi, primeira coordenadora do programa, concedeu uma entrevista ao Laboratório de Mídias Interativas (LIM/PPG-IELT). As perguntas pautavam os desafios enfrentados e a relevância da criação do primeiro Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar do Centro-Oeste brasileiro, que foi também o primeiro Programa de Pós-Graduação em Educação e Linguagem da Universidade Estadual de Goiás. Ao explorar memórias e reflexões críticas, os caminhos percorridos são reconstruídos a luz da experiência possibilitando o projeto de continuidade de atuação crítica na educação brasileira por meio do Stricto Sensu e seu papel fundamental na (re)construção de uma universidade transformadora.

Biografia do Autor

  • Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Letras e Linguística pela UFG. Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UnB. Professora da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis de CSEH, no curso de Letras e no Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Vice-líder do grupo de pesquisa ELEL cadastrado no CNPq. Coordenadora do Grupo de estudos INTEGRA.

  • Mirza Seabra Toschi, UEG

    Possui graduação em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero/SP, graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos/MG, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP. Fez estágio de pós-doutoramento, na FE/UnB, com a supervisão de Ilma Passos Alencastro Veiga, pesquisando a docência nos ambientes virtuais de aprendizagem. É aposentada da UFG e da Universidade Estadual de Goiás, onde coordenou o Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, no período 2012-2013. Foi coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPEd (2001-2002). É filiada à Anped, à Anpae e à Rides e participa de seus eventos. Emite pareceres para diferentes revistas acadêmicas, da área de educação. Foi representante da UEG no Conselho Estadual de Educação de Goiás, compondo as Câmaras de Educação Básica, Superior e Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, pesquisando sobre as tecnologias na educação. 

  • Wilker Ramos-Soares

    Mestre em Linguagens e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT (UEG - UnCSEH), graduado em Letras Português/Inglês e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás, UEG - UnCSEH (2020). Membro dos grupos de estudos e pesquisas Integra - Perspectivas Críticas em Educação Linguística e Letramentos (UEG/CNPq), DIV@S - Discursos de Diversidade em Âmbito Social (UEG/CNPq) e GEDIS - Discurso, Interseccionalidade e Subjetividade (UFU/CNPq). Um dos idealizadores, monitor e apresentador no projeto MESCLA - The Podcast! Multimídias na Linguística Aplicada Crítica vinculado ao Laboratório de Mídia Interativa (LIM) do PPG-IELT (UEG - UnCSEH). Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada Crítica, com ênfase em: educação linguística crítica, formação de professoras/es, corpo(ralidade)s e decolonialidade. Além disso, sou ativista e militante da causa LGBTqia+ e da Educação Popular.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”