RESGATAR, REGISTRAR, REVIVER
UMA CONVERSA COM A PROFESSORA MIRZA SEABRA TOSCHI SOBRE OS PRIMEIROS ANOS DO PPG-IELT
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14329Resumo
Defender a busca por uma educação de qualidade implica compreender que, em um país tão vasto e profundamente desigual como o Brasil, é necessário um grande esforço, resistência e um constante esperançar para continuar a atuação nas diversas áreas da educação. Um marco significativo para o sistema educacional público brasileiro é celebrar o décimo aniversário de um programa de pós-graduação em uma universidade pública. Portanto, resgatar e documentar as memórias dessa longa jornada é também uma maneira de relembrar e divulgar um trabalho crucial em andamento. É isso que esta entrevista aborda: a trajetória de uma década de um programa de pós-graduação, narrada por alguém que esteve profundamente envolvido em grande parte dessa jornada. Em 2022, o Programa de Pós-Graduação em Educação Linguagens e Tecnologias (PPG-IELT) realizou um evento para celebrar seus dez anos de existência. À essa ocasião, a Professora Mirza Seabra Toschi, primeira coordenadora do programa, concedeu uma entrevista ao Laboratório de Mídias Interativas (LIM/PPG-IELT). As perguntas pautavam os desafios enfrentados e a relevância da criação do primeiro Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar do Centro-Oeste brasileiro, que foi também o primeiro Programa de Pós-Graduação em Educação e Linguagem da Universidade Estadual de Goiás. Ao explorar memórias e reflexões críticas, os caminhos percorridos são reconstruídos a luz da experiência possibilitando o projeto de continuidade de atuação crítica na educação brasileira por meio do Stricto Sensu e seu papel fundamental na (re)construção de uma universidade transformadora.
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