QUESTÃO DE MÉTODO
A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14336Resumo
Neste ensaio discutimos questões relativas à construção do método em pesquisas sobre Educação e Tecnologias, a partir das contribuições da Teoria das Representações Sociais (RS) de Serge Moscovici (2011); e da Análise de Conteúdo (AC) de Laurence Bardin (2020). Buscaremos, por meio de uma pesquisa teórica, compreender os modos pelos quais, por meio destas duas abordagens, estudantes e pesquisadores podem se beneficiar no delineamento do estudo, considerando a importância capital que a construção metodológica tem na formulação de projetos. Discutiremos, além disso, os pontos de contato entre as duas abordagens, destacando principalmente os aspectos convergentes e divergentes apontados por Henry e Moscovici (1968) em Problème de l’analyse de contenu, acerca de um eventual “impasse metodológico e teórico” desta abordagem. Finalmente, por meio de exemplos temáticos emergentes da dimensão interdisciplinar em Educação e Tecnologias, discutiremos as possibilidades e limites que as duas perspectivas oferecem na construção metodológica, contribuindo de modo substantivo na interpretação dos diversos sentidos que se depreendem dos fenômenos e objetos concernentes a este campo de investigação.
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