O ENSINO DAS ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS NUMA COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14342Resumo
Neste texto, analisamos a abordagem didática dada às orações subordinadas adjetivas em uma coleção de livro didático do ensino médio, objetivando compreender se as escolhas didáticas dos autores contribuem para um ensino de língua portuguesa numa perspectiva funcional. Para a fundamentação teórica, pautamo-nos em estudos sobre o ensino de conteúdos de português na perspectiva da análise linguística, em práticas de leitura e escrita (MENDONÇA, 2006), sobre o ensino de gramática e sua relação com o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno (ANTUNES, 2003; TRAVAGLIA, 2009), assim como em pesquisas sobre o ensino das orações adjetivas (CÂMARA & ABREU-TARDELLI, 2014; CÂMARA, 2016). Fazemos uma análise descritiva do capítulo das orações subordinadas adjetivas e uma interpretação do tratamento didático dado a esse conteúdo em uma coleção aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático (2018). O ensino das orações relativas ocorre de forma geral a partir de textos, havendo reflexão de usos da língua em diferentes atividades e em algumas explicações, objetivando discutir os efeitos de sentido construídos. No entanto, ainda observamos resquícios de um ensino conservador de conteúdos gramaticais, com exemplificação com frases descontextualizadas, atividades de identificação e classificação, uso de textos como pretexto para ensinar nomenclaturas, ausência de discussão objetiva sobre a função coesiva dos pronomes relativos e ausência de conteúdo sobre a variação linguística no uso das relativas.
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