A ANÁLISE DO DISCURSO DOS PRESIDENTES DE GOIÁS NA PRIMEIRA CRIAÇÃO DA ESCOLA NORMAL DA PROVÍNCIA (1839 – 1858)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14344

Resumo

Este artigo objetiva analisar os motivos apresentados pelos presidentes da província de Goiás, em seus discursos, entre as décadas de 1830 a 1850, que levaram à criação da Escola Normal de Goiás em 1858. A delimitação temporal justifica-se por ter sido o período em que foi identificado nos relatórios dos presidentes da província a discussão sobre a necessidade de criação de uma escola normal na província até o ato de criação da unidade de ensino. Para esse fim, a pesquisa utilizou os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural. Metodologicamente, foram adotados como técnicas de análises a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a Análise Crítica de Discurso, sendo que este trabalho também se insere no campo da História da Educação. Como resultados obteve-se que os debates dos administradores goianos iniciados no final da década de 1830 até o final da década de 1850 e que levaram a primeira criação da Escola Normal em Goiás, tiveram por motivos acarretar melhorias para a habilitação dos professores e consequentemente melhorar o ensino primário na província, que não estava apresentando os resultados esperados. Tais debates culminaram na criação leal da escola em 1858, contudo esta não foi efetivada

Biografia do Autor

  • Tarsio Paula dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Mestre em Educação Linguagem e Tecnologias pelo PPG IELT da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e graduado em Pedagogia pela Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA).

  • Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Estadual de Goiás

    Docente na Universidade Estadual de Goiás. Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com Estágio Pós-doutoral em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  

  • Sostenes Cezar de Lima, Universidade Estadual de Goiás

    Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) e no curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Anápolis – Nelson de Abreu Junior.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”