A ANÁLISE DO DISCURSO DOS PRESIDENTES DE GOIÁS NA PRIMEIRA CRIAÇÃO DA ESCOLA NORMAL DA PROVÍNCIA (1839 – 1858)
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14344Resumo
Este artigo objetiva analisar os motivos apresentados pelos presidentes da província de Goiás, em seus discursos, entre as décadas de 1830 a 1850, que levaram à criação da Escola Normal de Goiás em 1858. A delimitação temporal justifica-se por ter sido o período em que foi identificado nos relatórios dos presidentes da província a discussão sobre a necessidade de criação de uma escola normal na província até o ato de criação da unidade de ensino. Para esse fim, a pesquisa utilizou os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural. Metodologicamente, foram adotados como técnicas de análises a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a Análise Crítica de Discurso, sendo que este trabalho também se insere no campo da História da Educação. Como resultados obteve-se que os debates dos administradores goianos iniciados no final da década de 1830 até o final da década de 1850 e que levaram a primeira criação da Escola Normal em Goiás, tiveram por motivos acarretar melhorias para a habilitação dos professores e consequentemente melhorar o ensino primário na província, que não estava apresentando os resultados esperados. Tais debates culminaram na criação leal da escola em 1858, contudo esta não foi efetivada
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.