O HOMEM E A REGIÃO COMO REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSAL: UM ESTUDO A PARTIR DA CRÔNICA LITERÁRIA
Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo a análise das relações regionais presentes em doistextos do escritor gaúcho Paulo Ribeiro àluz dos conceitos de região e regionalidade, principalmente mediantecontribuições de Pozenato (2001; 2003 e 2009). A crônica é o gênero de análise,já que, entre o jornalismo e a literatura, tem possibilidade de alcanceuniversal ao representar determinada região, desnudando particularidadesregionais e fornecendo representação de diversas situações que se referem aohumano como um todo. Assim, estuda-se, a partir de levante bibliográfico – composterior análise de aspectos referentes ao tema proposto –, de que forma areferência à região dos Campos de Cima da Serra, interior do Rio Grande do Sul,está presente nesses textos, sem perder de vista a universalidade da obra Quando cai a neve no Brasil: crônicas(2004).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.