COLCHAS DE RETALHOS

NARRATIVA, PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO

Autores

  • Lúcia Gonçalves de Freitas Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Isabela Batista Dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.14355

Resumo

Colchas de retalhos fazem parte de um conjunto de artefatos de uso doméstico que, no passado, eram confeccionados em casa, com o fito utilitário de, ao mesmo tempo, aproveitar sobras de tecido e fazer uso de coberta para as noites mais frias. Neste artigo, propomos fazer um registro sobre a feitura de colchas de retalhos na cidade de Jaraguá-GO, como uma prática considerada parte do patrimônio do cultural local. A partir de uma pesquisa com pessoas da comunidade jaraguense que ainda costuram essas colchas e que narram essa experiência, o artigo faz um apanhado geral sobre questões históricas a respeito dessa arte, como ela resiste na cidade, quem são algumas das pessoas que ainda se dedicam a ela e quais são alguns tipos mais comuns desses artefatos. De modo indireto, o artigo busca colaborar com propostas de educação patrimonial.

Biografia do Autor

  • Lúcia Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Lucia Gonçalves de Freitas é doutorada em Lingüística pela Universidade de Brasília (UnB). Foi bolsista do Programa de Estágio de Doutorado no Exterior (PDEE), pela CAPEs, tendo sido pesquisadora visitante por quatro meses no Center for Advanced Research in English, na Universidade de Birmingham, Inglaterra. Atualmente, é professora da Universidade Estaual de Goiás (UEG), professora colaboradora do Mestrado Interdisciplinar Educação, Linguagem e Tecnologia da mesma instituição e Coordenadora de Pesquisa da UEG-Jaraguá, onde lidera o Grupo de Estudos de Jaraguá. Atua na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso e Semiótica Social., Gênero e Feminismos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: análise de discurso crítica, violência de gênero, discurso do judiciário e feminismos.

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

DOSSIÊ “INTERFACES DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS”