REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E NO CONTEXTO NEOLIBERAL

Autores

  • Daniel Junior de Oliveira FABEC
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis UEG/UFRJ

Resumo

Opresente artigo traz uma reflexão sobre a formação do professor na modalidade adistância e no contexto neoliberal. A formação em Educação a Distância (EaD),na atualidade e, portanto, no contexto neoliberal, está voltada para atender omercado ou a autonomia intelectual. Nessa perspectiva, o objetivo principaldesta pesquisa é fazer uma revisão bibliográfica do tema, tendo como base asanálises de Coelho (2000), Chauí (2001, 2003, 2006), Enguita (2002), Gentili (2002),Silva (2002), Maia e Mattar (2007), dentre outros. É possível ter uma formaçãoautônoma diante das regras impostas pelo modelo neoliberal na formação deprofessores na educação à distância? Esta é a questão proposta para reflexãocontida neste artigo. O estudo revela que a formação docente na modalidade àdistância, pautada nos parâmetros neoliberais, não demonstra indícios queapontem para uma formação autônoma diante da realidade social. Preocupa-nos aassertiva de que pode estar formando profissionais para atuar no mercado detrabalho, e não para a autonomia intelectual.

Biografia do Autor

  • Daniel Junior de Oliveira, FABEC
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, UEG/UFRJ

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Publicado

2013-04-17

Edição

Seção

Tema livre