ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SUSTENTÁVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:

UM ESTUDO A PARTIR DOS ANAIS DO SEMINÁRIO DA RIEC

Autores

Palavras-chave:

Educação. Práticas Pedagógicas. Sustentabilidade. Complexidade. Transdisciplinaridade.

Resumo

O presente artigo, de abordagem qualitativa, procedeu à revisão de literatura (Hart, 2009) e à análise de conteúdo de referenciais teóricos sobre a relação entre educação e sustentabilidade em perspectiva crítica e complexa (Morin, 2011; Moraes, 2008; Suanno, 2015b; D'Ambrosio, 2017) assim como à revisão sistemática (Okoli, 2019) e à análise de conteúdo de artigos elaborados por docentes da educação básica publicados nos Anais de três edições do Seminário Internacional da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (2014; 2015; 2017). Com objetivo de refletir sobre a relação entre escola e práticas pedagógicas sustentáveis numa perspectiva complexa e transdisciplinar, questionamos: quais são as práticas pedagógicas sustentáveis desenvolvidas por docentes da educação infantil e da primeira fase do ensino fundamental publicadas nos Anais do Seminário Internacional da RIEC (2014; 2015; 2017)? O que podemos analisar de tais práticas pedagógicas? Os temas mais abordados nas publicações se referiam à água, sua função, conservação e importância e às interferências positivas que podem ser feitas pelo homem no meio ambiente. As práticas pedagógicas relatadas nos artigos estão correlacionadas aos princípios das perspectivas complexa e transdisciplinar, pois ressaltam a importância de abordagens educacionais que transcendam a fragmentação do conhecimento, integrando elementos sustentáveis no cerne dos processos de ensino e de aprendizagem. Essas práticas não apenas enriquecem o diálogo no ambiente escolar, mas também qualificam o processo educativo, capacitando os estudantes a internalizarem valores e atitudes sustentáveis que reverberam na construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com o equilíbrio entre as dimensões social e ambiental.

 

Biografia do Autor

  • Marina Lima Marques, UFG

    Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação - PPGE/FE/UFG. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5326107597669433. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8211-4180. E-mail: marinalimamarques@gmail.com.

  • Marilza Suanno

    Pós-doutorado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006) revalidação do Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Universidad de La Habana UH (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq. Membro da Diretoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática - CEPED. Vice-presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (2023-). Representante da Região Centro-Oeste da ANDIPE (2021-2022). Membro da Diretoria da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (Acordo de Cooperação Internacional com 17 instituições) 2012-atual. Presidente RIEC Brasil (2022-). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação FE/UFG (2009-2023). Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro dos Grupos de Pesquisa: a) Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade Ecotransd/UCB; b) Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras UFT. Atua com as temáticas: Educação, Formação de Professores, Didática, Estágio curricular supervisionado, Complexidade, Transdisciplinaridade. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7736117519324293. ORCID https://orcid.org/0000-0001-5892-1484. E-mail: marilzasuanno@uol.com.br

  • Patrícia Pereira da Silva Lopes, IFMT

    Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFG na linha de pesquisa: formação, profissionalização docente e trabalho educativo. Doutorado Sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (andamento/2024) financiado pelo Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UNEMAT campus Cáceres (2019) na linha de pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas. Especialista em Educação à Distância pela AVM Faculdade Integrada do Rio de Janeiro (2013). Licenciada em Letras Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2014). Licenciada em Pedagogia pe la Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT na Pró-Reitoria de Ensino - PROEN atuando na Diretoria de Graduação. Experiência na área de Educação. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq da UFG; b) Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática do IFMT. Membro associada na ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro associada na ANDIPE - Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8315637828225459. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2271-1220. E-mail: patricia.lopes@ifmt.edu.br

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Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Tema livre