ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SUSTENTÁVEIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:
UM ESTUDO A PARTIR DOS ANAIS DO SEMINÁRIO DA RIEC
Palavras-chave:
Educação. Práticas Pedagógicas. Sustentabilidade. Complexidade. Transdisciplinaridade.Resumo
O presente artigo, de abordagem qualitativa, procedeu à revisão de literatura (Hart, 2009) e à análise de conteúdo de referenciais teóricos sobre a relação entre educação e sustentabilidade em perspectiva crítica e complexa (Morin, 2011; Moraes, 2008; Suanno, 2015b; D'Ambrosio, 2017) assim como à revisão sistemática (Okoli, 2019) e à análise de conteúdo de artigos elaborados por docentes da educação básica publicados nos Anais de três edições do Seminário Internacional da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (2014; 2015; 2017). Com objetivo de refletir sobre a relação entre escola e práticas pedagógicas sustentáveis numa perspectiva complexa e transdisciplinar, questionamos: quais são as práticas pedagógicas sustentáveis desenvolvidas por docentes da educação infantil e da primeira fase do ensino fundamental publicadas nos Anais do Seminário Internacional da RIEC (2014; 2015; 2017)? O que podemos analisar de tais práticas pedagógicas? Os temas mais abordados nas publicações se referiam à água, sua função, conservação e importância e às interferências positivas que podem ser feitas pelo homem no meio ambiente. As práticas pedagógicas relatadas nos artigos estão correlacionadas aos princípios das perspectivas complexa e transdisciplinar, pois ressaltam a importância de abordagens educacionais que transcendam a fragmentação do conhecimento, integrando elementos sustentáveis no cerne dos processos de ensino e de aprendizagem. Essas práticas não apenas enriquecem o diálogo no ambiente escolar, mas também qualificam o processo educativo, capacitando os estudantes a internalizarem valores e atitudes sustentáveis que reverberam na construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com o equilíbrio entre as dimensões social e ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.