PESQUISAS EM POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO POSEDUC/UERN:

QUAL O PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES?

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Linha Políticas e Gestão da Educação, Dissertações

Resumo

Este artigo objetivou mapear e discutir as dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, vinculadas à Linha de Políticas e Gestão da Educação - LPGE, no período de 2011 a 2021. Consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, que adotou como corpus da investigação o conjunto de oitenta e seis (86) dissertações produzidas na referida linha. Procurou-se inquirir: o que LPGE produziu durante o período? As dissertações estão alinhadas ao escopo investigativo da linha?  Quais as principais contribuições para a área? Os resultados demonstraram que a LPGE apresentou uma produção contínua e ininterrupta, a qual pode ser discutida a partir de quatro temas aglutinadores: políticas e democratização da gestão dos sistemas/escolas; políticas curriculares e Ensino Médio; políticas de avaliação e qualidade da educação; políticas e iniciativas educativas no âmbito formal e não-formal; políticas de formação e financiamento do Ensino Superior. Mais de 90% das dissertações refletem diretamente a aderência ao escopo investigativo linha, fortalecendo discussões pertinentes em torno das políticas e a gestão dos sistemas e das escolas em diferentes níveis de ensino e perspectivas de atuação: pedagógica, administrativa e financeira, bem como trazendo à cena reflexões que transcendem os espaços formais da educação, com o universo de aproximadamente 10% das dissertações. Conclui-se que as dissertações da LPGE contribuem com o descortinamento das implicações dos processos de descentralização e recentralização que acometem as políticas educacionais e a gestão dos sistemas e das escolas nos contextos locais.

Biografia do Autor

  • Allan Solano Souza, UERN

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Realizou Estágio Científico Avançado (Doutorado Sanduíche) na Universidade do Minho, em Portugal-PT. Pedagogo, Especialista e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor da Faculdade de Educação da UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da UERN. Está associado a Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação - ANPAE; Associação Nacional de Pesquisa em Educação - ANPED; e, Rede UNIVERSITAS. As áreas de interesses de pesquisas são: Estado, Políticas e Administração Educacional, centradas na Educação Básica e Superior.

  • Arilene Maria Soares de Medeiros, UERN

    Licenciada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1991), com pós-graduação lato e stricto sensu em Educação. Especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos pela mesma universidade (1992). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN.

  • Ciclene Alves da Silva, UERN

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2018. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2012. Especialista em Educação (2007), campo de concentração na Gestão dos Sistemas de Ensino. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN.

Referências

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”