PESQUISAS EM POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO POSEDUC/UERN:
QUAL O PANORAMA DAS DISSERTAÇÕES?
Palavras-chave:
Pesquisa em Educação, Linha Políticas e Gestão da Educação, DissertaçõesResumo
Este artigo objetivou mapear e discutir as dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, vinculadas à Linha de Políticas e Gestão da Educação - LPGE, no período de 2011 a 2021. Consistiu em uma pesquisa de natureza qualitativa, que adotou como corpus da investigação o conjunto de oitenta e seis (86) dissertações produzidas na referida linha. Procurou-se inquirir: o que LPGE produziu durante o período? As dissertações estão alinhadas ao escopo investigativo da linha? Quais as principais contribuições para a área? Os resultados demonstraram que a LPGE apresentou uma produção contínua e ininterrupta, a qual pode ser discutida a partir de quatro temas aglutinadores: políticas e democratização da gestão dos sistemas/escolas; políticas curriculares e Ensino Médio; políticas de avaliação e qualidade da educação; políticas e iniciativas educativas no âmbito formal e não-formal; políticas de formação e financiamento do Ensino Superior. Mais de 90% das dissertações refletem diretamente a aderência ao escopo investigativo linha, fortalecendo discussões pertinentes em torno das políticas e a gestão dos sistemas e das escolas em diferentes níveis de ensino e perspectivas de atuação: pedagógica, administrativa e financeira, bem como trazendo à cena reflexões que transcendem os espaços formais da educação, com o universo de aproximadamente 10% das dissertações. Conclui-se que as dissertações da LPGE contribuem com o descortinamento das implicações dos processos de descentralização e recentralização que acometem as políticas educacionais e a gestão dos sistemas e das escolas nos contextos locais.
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