REFLEXÕES SOBRE FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Cristian Andrey Pinto Lima MESTRANDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS - BOLSISTA CAPES. https://orcid.org/0000-0001-5711-4584
  • Claúdio Pires Viana PROFESSOR EFETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS(UEG/UNU INHUMAS), PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA. https://orcid.org/0000-0002-2936-5244

Palavras-chave:

Fenomenologia, Intencionalidade da consciência, Educação, Atitude fenomenológica

Resumo

O artigo propõe um estudo teórico sobre as contribuições da Fenomenologia para a educação, destacando a ideia de intencionalidade da consciência, um conceito fundamental na fenomenologia de Edmund Husserl [1859-1938]. Essa abordagem supera qualquer dualidade que possa ser imposta à relação entre a consciência e o mundo, entendendo homem e mundo como dimensões inseparáveis, mutuamente constituintes. A pesquisa visa investigar o sentido da fenomenologia como método de pesquisa em educação, utilizando a perspectiva husserliana para reconhecer a educação como um fenômeno intrinsecamente humano, um movimento constante de formação e constituição do ser na interação entre consciência e mundo. Ao adotar o método fenomenológico na pesquisa em educação, destaca-se a importância de seguir um projeto de pesquisa que reconheça a relevância do estudo, mantendo rigor nos aspectos teóricos, descritivos, analíticos e interpretativos. Conclui-se que as pesquisas que exploram elementos relacionados ao educador por meio desse método devem incorporar a redução eidética (epoché) e a hermenêutica para assegurar uma abordagem verdadeiramente fenomenológica.

Biografia do Autor

  • Cristian Andrey Pinto Lima, MESTRANDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS - BOLSISTA CAPES.

    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Unidade Universitária de Inhumas. Especialista em Metodologia de Ensino da Matemática e da Física pela FAVENI (2023). Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Capanema (2021). Membro do GT 13 (Diferença, Inclusão e Educação Matemática) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Pesquisa a Educação Matemática numa perspectiva Humanizadora. 

  • Claúdio Pires Viana, PROFESSOR EFETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS(UEG/UNU INHUMAS), PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA.

    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação pelo PPGE/UFG, Especialista em Formação de Professores: gestão escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás, e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1996). É Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás(UEG/UnU Inhumas), professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia e membro do Grupo de Estudos em Filosofia e Educação (GEFE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Fundamental e Ensino Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e humanização, formação humana, ensino-aprendizagem, cultura, Processos Educativos, Filosofia da Educação, Fenomenologia, Intencionalidade da Consciência e Conscientização em Paulo Freire.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”