REFLEXÕES SOBRE FENOMENOLOGIA E EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Fenomenologia, Intencionalidade da consciência, Educação, Atitude fenomenológicaResumo
O artigo propõe um estudo teórico sobre as contribuições da Fenomenologia para a educação, destacando a ideia de intencionalidade da consciência, um conceito fundamental na fenomenologia de Edmund Husserl [1859-1938]. Essa abordagem supera qualquer dualidade que possa ser imposta à relação entre a consciência e o mundo, entendendo homem e mundo como dimensões inseparáveis, mutuamente constituintes. A pesquisa visa investigar o sentido da fenomenologia como método de pesquisa em educação, utilizando a perspectiva husserliana para reconhecer a educação como um fenômeno intrinsecamente humano, um movimento constante de formação e constituição do ser na interação entre consciência e mundo. Ao adotar o método fenomenológico na pesquisa em educação, destaca-se a importância de seguir um projeto de pesquisa que reconheça a relevância do estudo, mantendo rigor nos aspectos teóricos, descritivos, analíticos e interpretativos. Conclui-se que as pesquisas que exploram elementos relacionados ao educador por meio desse método devem incorporar a redução eidética (epoché) e a hermenêutica para assegurar uma abordagem verdadeiramente fenomenológica.
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