A DIMENSÃO POLÍTICA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Simone de Magalhães Vieira Barcelos Universidade Estadual de Goiás- Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás.
  • Gabriella Eduarda Costa Campos Universidade Estadual de Goiás - Prograna de Pós-Graduação em Educação PPGE-UEG/Inhumas https://orcid.org/0000-0003-3762-1225
  • Dilzéia Cristina Ferreira Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Pesquisa. Educação. Pós-graduação. Ciência. Dimensão política

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da atividade de pesquisa na área da educação no Brasil abordando a história de sua implementação nos cursos de Pós-Graduação stricto sensu. Busca-se compreender a trajetória da pesquisa em educação, em seu contexto político e social sem, contudo, discutir a fundo a produção científica na área, mas para demonstrar, em linhas gerais, como as mudanças econômicas e sociais impostas pelo capitalismo tem influenciado a universidade, a ciência, a pesquisa científica e, mais particularmente, a pesquisa na área da educação. Ao longo de sua trajetória a universidade, instituição privilegiada de formação e de produção do conhecimento, assim como a educação de maneira geral, sofrem fortes influências das reformas neoliberais implementadas na sociedade nas últimas décadas. Desse modo, aborda-se os embates em torno da cientificidade das ciências sociais, onde situa-se a pesquisa na área educacional. Os conflitos no universo científico sobre a neutralidade das ciências são tratados nesse estudo como um dos fundamentos que tentam escamotear a qualidade política da ciência, sobretudo das ciências sociais. A crescente despolitização da educação e da sociedade como um todo, é uma tendência da era moderna com seus valores e ideais neoliberais que valorizam o pragmatismo e o utilitarismo desses processos para servirem aos interesses do mercado. Desse modo, as discussões presentes ao longo do texto evidenciam que não há como desconsiderar a dimensão política da pesquisa social uma vez que esta é constitutiva da atividade de pesquisa não somente no campo da educação, mas  das diferentes áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Simone de Magalhães Vieira Barcelos, Universidade Estadual de Goiás- Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás.

    Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás PPGE-UEG/Inhumas. Professora no curso de Pedagogia da UEG/Inhumas.

  • Gabriella Eduarda Costa Campos, Universidade Estadual de Goiás - Prograna de Pós-Graduação em Educação PPGE-UEG/Inhumas

    Professora, mestranda em Educação (PPGE/UEG-Unu Inhumas), especialista em Neuropsicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar.

  • Dilzéia Cristina Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

    Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/Inhumas), é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2003) e especialista em Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás (2009). Atua como professora da Rede Estadual de Educação desde 2007, atualmente com a função de Assessora Pedagógica no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. É servidora efetiva da Rede Municipal de Educação no município de Indiara-GO e está à disposição do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás atuando na Equipe Interprofissional do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia.

Referências

ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento; trad. Guido Antônio de Almeida, Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed. 1985.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro, v.113, p.51-64, julho 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/TwVDtwynCDrc5VHvGG9hzDw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 dez. 2023.

ARENDT, Hannah. O que é política? - 3 ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BRASIL. Ministério da ciência, tecnologia e inovação. Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historico. Acesso em: 12, dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. CAPES, Histórico e missão. 2013. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia-e-missao. Acesso em 12 dez. 2023.

CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade – São Paulo: Editora UNESP, 2001.

CHAUVIN, Jean Pierre. O papel das ciências humanas. Jornal da USP. Abril, 2019. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/o-papel-das-ciencias-humanas/. Acesso em: 20 dez. 2023.

COÊLHO, Ildeu Moreira. A questão política do trabalho pedagógico. IN: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O educador: vida e morte – Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986 – 7ª edição. p. 29-49.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais – 3 ed. rev. e ampl. – São Paulo: Atlas, 1995.

GAMBOA, Sílvio Sánchez. Epistemologia da Pesquisa em Educação. Campinas: Práxis, 1998.

GOUVEIA, Aparecida J. A Pesquisa Educacional no Brasil. In Cadernos de Pesquisa, São Paulo, l971.

GUSTISAKS, Felipe. SHAEFER, Sérgio. A falácia da neutralidade na pesquisa e na educação. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 26, n. 2, p. 203-213, mai./ago. 2018. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/8741. Acesso em: 04 jan. 2024.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão: tradução de Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2002. 192 p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

OLIVEIRA. Ana Cláudia Rodrigues. A educação básica em disputa: doutrinação versus neutralidade. R. Katál. Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 468-478, set./dez. 2019. Disponível em: Revista Katálysis. v. 22, n. 3, 2019 (scielo.br) acesso: 16, nov. 2023.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências – 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Revista Diálogo Educacional [em linea]. 2009, 9(26). Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189115658002. Acesso em: 12, jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”