A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O CASO DOS INTELECTUAIS GOIANOS NA DÉCADA DE 1980

Autores

  • Talita Francieli Bordignon FACULDADE DE EDUCAÇÃO / UFG

Palavras-chave:

Hist´ória da Educação Brasileira. , Formação dos Profissionais da Educação., Educadores Brasileiros.

Resumo

Por este texto, pretende-se apresentar reflexões sobre a pesquisa em História da Educação, mais especificamente no que se refere ao registro histórico das questões relativas à atuação dos profissionais do magistério e sua crítica à promiscuidade entre o público e o privado (Saviani, 2010). Considera-se, portanto, o protagonismo dos professores goianos durante a década de 1980 no Brasil, que conduziram o debate na direção de garantir que a formação do pedagogo ocorresse de forma abrangente. Registra-se o enfrentamento à proposta dos governos militares que, anteriormente, estavam a defender a oferta do curso de Pedagogia por meio das especializações. Sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, busca-se demonstrar a importância do registro da atuação de intelectuais orgânicos empenhados na transformação da realidade, bem como suas estratégias de luta e organização acadêmico-política.

 

Biografia do Autor

  • Talita Francieli Bordignon, FACULDADE DE EDUCAÇÃO / UFG

    Professora Adjunta na área de História da Educação na Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2018). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2012). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Franca, 2008) e pedagoga pelo Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson" (2019).

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”