A TRANSMISSÃO EM TRANSIÇÃO:

EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • Fabrício David de Queiroz Universidade Federal de Goiás/Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
  • Rita Márcia Magalhães Furtado Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação

Palavras-chave:

Educação, Cultura digital, Transmissão

Resumo

O artigo toma a transmissão como um dos conceitos centrais da pedagogia, expoente dos meandros da transição contemporânea dos processos de formação humana na cultura digital. No ínterim entre a defasagem epistêmica do campo da educação em relação à capacidade de conhecimento da evolução da técnica e da natureza de seus problemas para a humanidade, como adverte Lévy (1993), e à cooptação das escolas pelas indústrias tecnoculturais, como denuncia Dussel (2023), este trabalho se volta para uma revisão conceitual de abordagem teórica. De modo objetivo, o texto esclarece o discurso mítico que reveste a compreensão acerca da relação entre o desenvolvimento tecnológico e a humanidade, como indica Wiener (2017) sobre a figura do timoneiro, pela área da comunicação e da simbiose entre o homem e a máquina, que introduz a ideia da cibernética; também como Sibilia (2015), ao tratar das tradições prometeica e fáustica. Ao compreender a contemporaneidade da cultura digital o artigo vai de encontro às abstrações errôneas a que fora acometida, de modo específico, esboça uma leitura sumária de Lévy e explana as transformações da cultura digital; por fim, o texto estabelece uma relação apropriada entre transmissão e formação com a cultura digital, segundo indícios epistêmicos, despidos da figuração mítica que predominava. Dussel contribui para uma leitura lúcida da escola, da educação formal que ocupa a controvérsia da contemporaneidade, entre a luz e a sombra, está na precariedade. A transição é expoente da transmissão, da precariedade e da solidez, da controvérsia entre a criatividade do novo e ortodoxia do tradicional.

Biografia do Autor

  • Fabrício David de Queiroz, Universidade Federal de Goiás/Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

    Doutor em educação pelo PPGE/UFG, com estágio sanduíche realizado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás (2008). Tem experiência e interesse na área de Filosofia e seu ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de filosofia na educação básica, novas tecnologias, estética, cultura visual e educação. Professor Adjunto no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da UFG; Atua na educação básica desde 2010, foi professor, coordenador do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI/JF), supervisor do PIBID e secretário-geral no Colégio Estadual Antônio Oliveira da Silva, da rede estadual de educação (SEDUCE-GO).

  • Rita Márcia Magalhães Furtado, Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Educação

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1987), mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), com estágio pós-doutoral em Sociologia da Arte (Mediação Cultural) na Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle (2014). Professora Associada III na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atua nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, sendo vinculada à linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais.

Referências

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”