A TRANSMISSÃO EM TRANSIÇÃO:
EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Palavras-chave:
Educação, Cultura digital, TransmissãoResumo
O artigo toma a transmissão como um dos conceitos centrais da pedagogia, expoente dos meandros da transição contemporânea dos processos de formação humana na cultura digital. No ínterim entre a defasagem epistêmica do campo da educação em relação à capacidade de conhecimento da evolução da técnica e da natureza de seus problemas para a humanidade, como adverte Lévy (1993), e à cooptação das escolas pelas indústrias tecnoculturais, como denuncia Dussel (2023), este trabalho se volta para uma revisão conceitual de abordagem teórica. De modo objetivo, o texto esclarece o discurso mítico que reveste a compreensão acerca da relação entre o desenvolvimento tecnológico e a humanidade, como indica Wiener (2017) sobre a figura do timoneiro, pela área da comunicação e da simbiose entre o homem e a máquina, que introduz a ideia da cibernética; também como Sibilia (2015), ao tratar das tradições prometeica e fáustica. Ao compreender a contemporaneidade da cultura digital o artigo vai de encontro às abstrações errôneas a que fora acometida, de modo específico, esboça uma leitura sumária de Lévy e explana as transformações da cultura digital; por fim, o texto estabelece uma relação apropriada entre transmissão e formação com a cultura digital, segundo indícios epistêmicos, despidos da figuração mítica que predominava. Dussel contribui para uma leitura lúcida da escola, da educação formal que ocupa a controvérsia da contemporaneidade, entre a luz e a sombra, está na precariedade. A transição é expoente da transmissão, da precariedade e da solidez, da controvérsia entre a criatividade do novo e ortodoxia do tradicional.
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