REFLEXÕES SOBRE PESQUISA HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Made Júnior Miranda UEG
  • Simone de Magalhães Vieira Barcelos UEG
  • Guilherme Batista Vieira Manso UEG

Palavras-chave:

Filosofia. Reflexão. Metodologia. Educação.

Resumo

Resumo: Este texto põe em questão elementos fundamentais da pesquisa ancorada na reflexão histórico-filosófica. O estudo tem como referência autores como Ulhôa (1997), Chauí (2000), Armijos Palácios (2004), Calvino (1993) entre outros. A reflexão histórico-filosófica baseia-se, de antemão, numa atitude de negação, isto é, de questionamento sobre determinado objeto. Chauí (2000) mostra que a marca da iniciativa filosófica pode ser dividida em dois momentos, sendo o primeiro negativo e o segundo positivo, é preciso assumir o que as coisas são e colocá-las sob tensão. A investigação é orientada por um exercício de leitura que visa apreender o contexto histórico e geográfico do texto e do autor, para concebê-los como interlocutores, com quem se pode argumentar, estabelecer uma discussão de modo a pensar com o autor. As considerações apresentadas buscam pensar uma possibilidade pela qual seja possível vislumbrar a investigação histórico-filosófica como um caminho fecundo para a pesquisa na área da educação. Trata-se de uma abordagem que busca apreender a especificidade do objeto em questão, não tomando a tradição como algo imutável, mas como algo em movimento. Destaca-se como aspecto fundante da presente investigação, a emergência de ler os clássicos e assumir uma atitude crítica na contramão do utilitarismo tão em voga hoje. 

Biografia do Autor

  • Made Júnior Miranda, UEG

    Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás PPGE-UEG/Inhumas e do curso de Educação Física da UEG.

  • Simone de Magalhães Vieira Barcelos , UEG

    Doutora em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás PPGE-UEG/Inhumas. Professora no curso de Pedagogia da UEG/Inhumas.

  • Guilherme Batista Vieira Manso, UEG

    Aluno bolsista do mestrado em educação pelo programa de pós-graduação em educação, PPGE-UEG Inhumas.

Referências

ARMIJOS PALÁCIOS, Gonçalo. De como fazer filosofia sem ser grego, estar morto ou ser gênio. 120p. Editora UFG, Goiânia, 2004.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos? Companhia das letras, São Paulo, 1993.

CHAUI, Marilena. Convite a filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola. In: Escritos sobre o sentido da escola. (Org.). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

DUARTE, Júnior João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo, 1981.

FERNANDES, Marcos Aurélio. Paideía filosófica, formação intelectual e verdade: em questão a educação contemporânea realizada na ótica da ciência e da técnica. In: GALLO, Silvio et al. O pensar filosófico, a cultura e a formação humana. Campinas: Mercado das Letras, 2020. p. 93-144.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil. Trad. Luiz Carlos Bombassaro, Rio de Janeiro, 2016.

ULHÔA, de Joel Pimentel. Reflexões sobre a leitura em filosofia. — Goiânia: Editora UFG, 1997.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”