REFLEXÕES SOBRE PESQUISA HISTÓRICO-FILOSÓFICA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Filosofia. Reflexão. Metodologia. Educação.Resumo
Resumo: Este texto põe em questão elementos fundamentais da pesquisa ancorada na reflexão histórico-filosófica. O estudo tem como referência autores como Ulhôa (1997), Chauí (2000), Armijos Palácios (2004), Calvino (1993) entre outros. A reflexão histórico-filosófica baseia-se, de antemão, numa atitude de negação, isto é, de questionamento sobre determinado objeto. Chauí (2000) mostra que a marca da iniciativa filosófica pode ser dividida em dois momentos, sendo o primeiro negativo e o segundo positivo, é preciso assumir o que as coisas são e colocá-las sob tensão. A investigação é orientada por um exercício de leitura que visa apreender o contexto histórico e geográfico do texto e do autor, para concebê-los como interlocutores, com quem se pode argumentar, estabelecer uma discussão de modo a pensar com o autor. As considerações apresentadas buscam pensar uma possibilidade pela qual seja possível vislumbrar a investigação histórico-filosófica como um caminho fecundo para a pesquisa na área da educação. Trata-se de uma abordagem que busca apreender a especificidade do objeto em questão, não tomando a tradição como algo imutável, mas como algo em movimento. Destaca-se como aspecto fundante da presente investigação, a emergência de ler os clássicos e assumir uma atitude crítica na contramão do utilitarismo tão em voga hoje.
Referências
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FERNANDES, Marcos Aurélio. Paideía filosófica, formação intelectual e verdade: em questão a educação contemporânea realizada na ótica da ciência e da técnica. In: GALLO, Silvio et al. O pensar filosófico, a cultura e a formação humana. Campinas: Mercado das Letras, 2020. p. 93-144.
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