APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO COMPREENSIVO DE MAX WEBER

Autores

Palavras-chave:

Max Weber, Dominação , Método, Tipo ideal , Ação Social

Resumo

Em geral as Ciências Sociais dos séculos XIX e XX buscavam compreender as influências das instituições nas ações dos indivíduos. Este texto objetiva desvelar, dialeticamente, como Weber muda o sentido desse vetor, pois, parte do agente, da ação, daquele que é capaz de tomar decisões e nortear a condução da vida de outros. Essa mudança de concepção, isto é, das instituições para os indivíduos, leva Weber a desenvolver um método capaz de conduzir a compreensão dos sentidos das ações dos agentes, buscando compreender o que direciona as ações dos indivíduos. É impossível ao pesquisador responder a essa última questão de forma exaustiva, pois os significados não se revelam de forma objetiva. O conhecimento científico fragmenta a realidade, eliminando parte das possibilidades do real para tentar compreender as possíveis causalidades das ações. Construindo tipos ideais, que não representam a realidade, mas que por vezes até a exageram, porém servem de referência comparativa ao pesquisador. Esses tipos são construídos a partir do real, do empiricamente dado, de processos que se repetem e se tornam rotina ao longo do tempo.

Biografia do Autor

  • César Pereira Martins, Pontifícia Universidade Católica - PUC - Goiás

    É graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Matemática, com área de concentração no ensino básico, pela Universidade Federal de Goiás. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás, na Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Membro do Núcleo Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais: Perspectivas Contemporâneas. Trabalha com os temas: educação e formação humana; educação e emancipação; educação contra a barbárie. Professor do ensino básico há 30 anos, em instituições públicas e privadas. Diretor acadêmico, há 15 anos, nas escolas do Grupo Fractal Goiânia Goiás. Professor formador dos profissionais docentes da educação infantil e ensino fundamental do Grupo Fractal.

  • Estelamaris Brant Scarel , Pontifícia Universidade Católica - PUC- Goiás

     Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/FE/UFG). Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Críticos e Educação: Aspectos Éticos, Estéticos e Socioculturais: Perspectivas Contemporâneas. Trabalha com os temas: educação e formação humana; educação e emancipação; adoecimento docente; educação contra a barbárie  

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bossi e Ivone Castilho Benedeitti. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

COHN, Gabriel. Introdução. In: Weber, Max. Weber: Sociologia. Trad. Amélia Cohn e Gabriel Cohn. Org. Gabriel Cohn. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.

HOBSBAWM, Erick J. A era dos impérios: 1875 - 1914. Trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. 13 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

HOBSBAWM, Erick J. A era do capital: 1848 – 1875. Trad. Luciano Costa Neto. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

MARX, Karl. Contribuições à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes.2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Trad. Pietro Nasseti. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2011. (Coleção A obra-prima de cada autor).

SOARES, Leandro. Um mapeamento das aproximações entre Weber e Nietzsche. Plural: Revista de ciências sociais USP. São Paulo, n 50, p. 139 – 155, 2014.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad. M. Irene de Q. F. Szmrecsányi e Tomás j. M. K. Szmrecsányi, 15 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

WEBER, Max. Sociologia. Trad. Amélia Cohn e Gabriel Cohn. Org. Gabriel Cohn. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.

WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. Trad. Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 2006.

WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. Trad. Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. 18 ed. São Paulo: Cultrix, 2011.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. rev. téc. Gabriel Cohn. 4. ed. Brasília: UNB, v. 1, 2012.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”