APONTAMENTOS SOBRE O MÉTODO COMPREENSIVO DE MAX WEBER
Palavras-chave:
Max Weber, Dominação , Método, Tipo ideal , Ação SocialResumo
Em geral as Ciências Sociais dos séculos XIX e XX buscavam compreender as influências das instituições nas ações dos indivíduos. Este texto objetiva desvelar, dialeticamente, como Weber muda o sentido desse vetor, pois, parte do agente, da ação, daquele que é capaz de tomar decisões e nortear a condução da vida de outros. Essa mudança de concepção, isto é, das instituições para os indivíduos, leva Weber a desenvolver um método capaz de conduzir a compreensão dos sentidos das ações dos agentes, buscando compreender o que direciona as ações dos indivíduos. É impossível ao pesquisador responder a essa última questão de forma exaustiva, pois os significados não se revelam de forma objetiva. O conhecimento científico fragmenta a realidade, eliminando parte das possibilidades do real para tentar compreender as possíveis causalidades das ações. Construindo tipos ideais, que não representam a realidade, mas que por vezes até a exageram, porém servem de referência comparativa ao pesquisador. Esses tipos são construídos a partir do real, do empiricamente dado, de processos que se repetem e se tornam rotina ao longo do tempo.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. Alfredo Bossi e Ivone Castilho Benedeitti. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
COHN, Gabriel. Introdução. In: Weber, Max. Weber: Sociologia. Trad. Amélia Cohn e Gabriel Cohn. Org. Gabriel Cohn. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.
HOBSBAWM, Erick J. A era dos impérios: 1875 - 1914. Trad. Sieni Maria Campos e Yolanda Steidel de Toledo. 13 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HOBSBAWM, Erick J. A era do capital: 1848 – 1875. Trad. Luciano Costa Neto. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
MARX, Karl. Contribuições à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes.2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Trad. Pietro Nasseti. 2 ed. São Paulo: Martin Claret, 2011. (Coleção A obra-prima de cada autor).
SOARES, Leandro. Um mapeamento das aproximações entre Weber e Nietzsche. Plural: Revista de ciências sociais USP. São Paulo, n 50, p. 139 – 155, 2014.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. Trad. M. Irene de Q. F. Szmrecsányi e Tomás j. M. K. Szmrecsányi, 15 ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
WEBER, Max. Sociologia. Trad. Amélia Cohn e Gabriel Cohn. Org. Gabriel Cohn. 7 ed. São Paulo: Ática, 2003.
WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. Trad. Gabriel Cohn. São Paulo: Ática, 2006.
WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. Trad. Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. 18 ed. São Paulo: Cultrix, 2011.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. rev. téc. Gabriel Cohn. 4. ed. Brasília: UNB, v. 1, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.