APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ "ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO GEI-ROUSSEAU"

Autores

  • Wilson Alves de Paiva UFG

Palavras-chave:

Apresentação, Dossiê, Rousseau

Resumo

O texto submetido é a apresentação do Dossiê "Rousseau e a Educação: Contribuições do GEI-Rousseau", cujos artigos serão submetidos individualmente. Todos já passaram por avaliação inter pares e foram aprovados. De modo que, ao serem submetidos, solicitamos aos editores da Rivelli que organize o dossiê na seguinte ordem (pois a apresentação segue essa sequência):

1o. Artigo: REPRESENTACIÓN Y EXPERIENCIA EN EL EMILIO DE ROUSSEAU: UNA CONTRAPOSICIÓN FILOSÓFICA ENTRE DISCURSOS Y PRÁCTICAS, de Humberto Quiceno C.

2o. Artigo: LITERATURA, EDUCACIÓN Y FORMACIÓN POLÍTICA EN EL SIGLO XVIII: EL CASO DEL EMILIO, de Wilson Alves de Paiva

3o. Artigo: ¿CUÁL ES EL APORTE DEL AMOUR PROPRE EN TÉRMINOS POLÍTICOS?de Marcelo Germán Fernández Pavlovich

4o. Artigo: LA EDUCACIÓN COMO “FILOSOFÍA EXPERIMENTAL” EN ROUSSEAU: ¿UN RECONOCIMIENTO DE MARY WOLLSTONECRAFT AL EMILIO DE ROUSSEAU? de Laura Isabel Rodríguez

5o. Artigo: ROUSSEAU Y EL DEBATE SOBRE LA MÚSICA FRANCESA, Carlos David García Mancilla

6o. Artigo: O CONTRATO PEDAGÓGICO EM ROUSSEAU: POSSÍVEL EM QUALQUER NÍVEL DO ENSINO? de Manoel Dionizio Neto

7o. Artigo: O PÊNDULO E A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO EM EMÍLIO, de Sarah da Silva Araújo

8o. Artigo: A NEGAÇÃO DA ARTE E DA INFÂNCIA EM ROUSSEAU: O CASO DOS CASTRATI, de Geraldo Márcio da Silva

9o. Artigo: JEAN-JACQUES E OS PEQUENOS TIRANOS: UMA LEITURA DO CONTO FERNANDO FURIOSO E OUTROS RELATOS DE INFÂNCIAS PETULANTES À LUZ DO PENSAMENTO ROUSSEAUNIANO, de Franklin Jhonatan Barreto Ordóñez e Genessi Borba Gomes Alves Santos 

10o. Artigo: A EDUCAÇÃO NO CAMPO SEGUNDO ROUSSEAU: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA, de Diana Mariluz Pérez Angarita

11o. Artigo: FESTIVIDADE NO SÉCULO XVIII: A FESTA CAMPONESA E A FESTA CIGANA SOB A PERSPECTIVA DE ROUSSEAU, de Maria Lúcia Rodrigues

12o. Artigo: DESAFIOS E PARADIGMAS PARA O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA SOB A PERSPECTIVA DE EMÍLIO OU DA EDUCAÇÃO DE ROUSSEAU, de Maria Aparecida Pereira Laura

13o. Artigo: ENTRE CONFISSÕES E DEVANEIOS: O ITINERÁRIO DO MITO NO DISCURSO POÉTICO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU, de Maria de Lourdes Dionizio Santos.

 

Biografia do Autor

  • Wilson Alves de Paiva, UFG

    Doctor en filosofía de la educación y maestro en filosofía ética y política, con pós-doctorado en la Sorbonne Université (Francia) y la University of Calgary (Canadá), con estudios en Rousseau. Profesor de la Universidade Federal de Goiás (Brasil). Es coordinador del GEI-Rousseau (Grupo de Estudios Iberamericanos en Rousseau).

Referências

Não se aplica.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

DOSSIÊ "ROUSSEAU E A EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO GEI-ROUSSEAU"