A TÉCNICA DELPHI COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DA QUALIDADE NA EAD: EXPERIÊNCIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância., Técnica Delphi. , Qualidade na EaD., Educação Superior., Pesquisa Colaborativa.

Resumo

A Educação a Distância (EaD) se consolidou no Brasil como uma alternativa para a democratização do acesso à Educação Superior, especialmente em regiões geográficas afastadas dos grandes centros urbanos. Neste artigo, analisa-se a compreensão de especialistas da região Centro-Oeste sobre a EaD, com ênfase nos elementos que qualificam sua oferta, a partir da aplicação da técnica Delphi. A investigação integra uma pesquisa interinstitucional que visa construir um indicador de qualidade socialmente referenciado para a modalidade. A técnica Delphi foi aplicada em duas rodadas, envolvendo especialistas de instituições públicas localizadas em diferentes regiões do Brasil, além de representantes de instituições internacionais. Esse processo possibilitou o refinamento de conceitos relacionados à EaD, qualidade e estrutura organizacional. Os resultados obtidos, com ênfase na região Centro-Oeste, destacam para a importância da mediação docente qualificada, da infraestrutura institucional e da gestão comprometida com os princípios da inclusão e da equidade. Além disso, o estudo revela tensões entre concepções pedagógicas e os mecanismos regulatórios em vigor. O artigo também propõe uma reflexão crítica sobre o uso da técnica Delphi em pesquisas educacionais colaborativas, destacando seu potencial metodológico e os desafios envolvidos em processos de escuta especializada.

Biografia do Autor

  • Alessandra Maieski, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas (2024). Mestre em Educação pela UFMT (2020). Especialista em Informática na Educação pela UFMT (2011) e em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER) (2009). Graduada em Pedagogia com Ênfase em Gestão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG) (2007). Docente substituta da UFMT, atuando no Instituto de Educação (IE), no departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação (LêTece). Integrante da Rede de Pesquisa "Qualidade e Regulamentação no contexto da Educação Aberta Flexível ou a Distância - Brasil - Internacional" e do projeto de pesquisa "Cultura Digital, Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação: entre outros e novos conhecimentos e práticas pedagógicas". Pesquisadora, professora autora e formadora da Rede de Inovação para a Educação Híbrida. Pesquisadora de temas relacionados a Educação a Distância (EaD); Tecnologias Digitais (TD); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Ecologia de Aprendizagem (EA); Formação de Professores na Cultura Digital e Educação Superior, IA generativa em contextos educacionais.

  • Rute Nogueira de Morais Bicalho, Instituto Federal de Brasilia

    Psicóloga e pedagoga, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade Federal de Brasília (UnB) e em Psicologia da Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha. Atua no Instituto Federal de Brasília (IFB), onde já exerceu as funções de Diretora de Educação a Distância (EaD), Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Coordenadora do Programa e-Tec. Lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GPTD|EaD-CNPq). Possui ampla experiência no planejamento, implementação e gestão de programas de EaD, bem como em design instrucional e formação de docentes.

  • Joseany Rodrigues Cruz, Instituto Federal Goiano

    É doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciatura em Letras e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma universidade. É professora do Instituto Federal Goiano, onde atua como diretora do Centro de Referência em Educação a Distância, é vice-coordenadora do Grupo de Estudos em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq) e membro do Grupo de Trabalho de Institucionalização da EAD (FDE/Conif). Tem vasta experiência em Educação a Distância, atuando, desde 2014, no planejamento, gestão, criação, produção, design, edição e validação de conteúdos educacionais voltados à EaD.

Referências

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Publicado

2025-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”