QUALIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APROXIMAÇÕES ENTRE BRASIL E MOÇAMBIQUE SEGUNDO A TÉCNICA DELPHI

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância. Qualidade Socialmente Referenciada. Técnica Delphi.

Resumo

A qualidade social na Educação a Distância (EaD) refere-se a um conjunto de elementos de diferentes ordens e níveis que buscam assegurar uma formação acadêmica humana, crítica, emancipadora e cidadã ao mesmo tempo que valorizando aspectos e indicadores qualitativos que consideram as especificidades da EaD. Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que utilizou a técnica Delphi para analisar os elementos considerados fundamentais à qualidade na Educação a Distância, com foco nas aproximações entre as opiniões de especialistas do Brasil e de Moçambique. A técnica Delphi tem como objetivo buscar consenso entre especialistas com conhecimento sobre o tema investigado, por meio de rodadas sucessivas de consulta. Apesar das diferenças entre os contextos educacionais do Brasil e de Moçambique, a análise das respostas revelou convergências significativas quanto aos elementos essenciais para uma EaD de qualidade socialmente referenciada, podendo ser destacados aspectos como infraestrutura física e tecnológica, materiais didáticos adequados à EaD, formação específica de profissionais para a modalidade, currículo e planejamento próprios, formação dos discentes e institucionalização da EaD — esta última como condição essencial para a oferta permanente da modalidade em instituições públicas de ensino superior. Os resultados indicam que a EaD tem potencial para atender às demandas educacionais globais, desde que orientada por princípios de qualidade socialmente referenciada e alinhada às realidades locais, com base na democracia social, inclusão, integralidade e responsabilidade institucional.

Biografia do Autor

  • Bianca Santos Bento da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pedagoga do Núcleo de Tecnologia de Produção de Material Didático em EaD da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Pesquisadora da Rede de Pesquisa EaD - Internacional.

  • Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja Cherinda, Universidade Eduardo Mondlane -UEM

    Doutorada em Multimédia em Educação pela universidade de Aveiro; Mestre em Ensino Aberto e a Distância pela Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha; tem pós-graduação profissionalizante em Educação a distância pelo consórcio Instituto Sul Africano de Educação a Distância e Commonwealth of Learning, Curso de Liderança Universitária pela Universidade de Oldenburg, Departamento de Educação Contínua e Gestão de Educação, licenciada em Ensino de Matemática e Física. É docente há 27 anos, dos quais 21 na Universidade Eduardo Mondlane, Centro de Ensino à Distância, onde exerce a função de directora. Coordenou vários projectos de educação à distância, instalação de unidades de educação à distância em instituições de ensino superior públicas e privadas, consultora de educação em várias organizações, assim como liderou vários processos de acreditação de cursos à distância. Pesquisadora de Educação a Distância, tecnologias, entre outros.

  • Luciano Toledo Forte, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado ao projeto de pesquisa intitulado: Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e América Latina. Membro do Grupo de Estudos em Educação a Distância (GEaD/UFG) da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina e Moçambique (UniRede).

Referências

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Publicado

2025-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”