CONCEPÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MÉXICO A PARTIR DO USO DA TÉCNICA DELPHI: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Qualidade. Educação a distância. Congruências. Divergências. Técnica Delphi.

Resumo

A Educação a Distância tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade. Na expectativa de uma democratização da qualidade da educação a distância que avance na e para a construção da cidadania, este artigo tem como objetivo elucidar as congruências e divergências sobre qualidade da Educação a Distância a partir do conhecimento e de olhares perceptivos de especialistas em educação a distância do Brasil e México. O artigo é resultante de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 2023 e 2024, intitulada “Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e internacional”, a qual trata da concepção da Qualidade da Educação a Distância. Também tem como procedimento metodológico, a técnica Delphi, e como instrumento para coletar a percepção dos respondentes, o questionário on-line. Os resultados revelam um panorama em que coexistem desafios significativos e oportunidades de melhoria para uma educação a distância de qualidade e socialmente referenciada. A tensão entre a aplicação de critérios desenhados para a educação presencial e as necessidades específicas da modalidade a distância mostra a importância da adoção de uma abordagem contextualizada, capaz de responder às particularidades deste modelo educacional e de políticas educacionais que promovam uma formação cidadã e crítica, distanciando das abordagens mercadológicas ainda muito presente em muitas instituições de ensino.

Biografia do Autor

  • Gislene Magali da Silva, IFTO - Instituto Federal do Tocantins

    Professora do Instituto Federal do Tocantins- Campus Palmas. Mestre em Educação na área de Políticas Públicas e Gestão da EPT (UnB), especialista em Educação PROEJA (CEFET-PA) e graduada em Comunicação Social (UNIUBE– MG). Experiência em gestão nos cargos de Direção de Educação a Distância, Gerência de Produção e Tecnologia Educacional do IFTO, Coordenação da Universidade Aberta do Brasil-UAB/IFTO, Gerência de Ensino - Campus Palmas IFTO e coordenação de Cursos Técnicos a distância e presencial. Presidiu a Comissão de elaboração das Diretrizes da Educação a Distância do IFTO, participou da elaboração do Currículo Referência dos Cursos à Distância, do Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Atualmente é Supervisora do Programa Mulheres Mil/Campus Palmas e Tutora a Distância de Cursos superiores a distância/IFTO  e pesquisadora da Rede em Pesquisa Qualidade e Regulamentação do Contexto da Educação Aberta, flexível ou a distância- Brasil e Internacional. 

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4078120886354321

  • Karina Margarita Cotero Moreno, Universidad de Guadalajara

    Doutora em Desenvolvimento de Competências Educacionais, Mestre em Desenvolvimento Organizacional e Humano, Mestre em Administração. Professora Pesquisadora da Universidad de Guadalajara, Membro do Comitê de Avaliação ou Acreditação do Programa Educacional da Licenciatura em Administração das Organizações. Reconhecimento como Acadêmica Certificada pela ANFECA, certificado nº 2979. Certificação Microsoft Certified Educator, Certificação para o ensino online, Educadora Certificada Google. Membro do Comitê de Titulação, Presidente da Academia de Projetos, Membro do grupo técnico de apoio acadêmico da Licenciatura em Administração das Organizações e do Mestrado em Avaliação. Apoio no Design e Redesign de cursos, orientação de dissertações, ministrando cursos, entre outros. Secretária da Junta Acadêmica do Mestrado em Avaliação.

  • Graciela Eugenia Espinosa De La Rosa, Universidad de Guadalajara

    Licenciada em Turismo e Mestre em Finanças pela Universidad de Guadalajara. Professora docente e pesquisadora da Universidad de Guadalajara, com reconhecimento de Perfil Desejável do Programa para o Desenvolvimento Profissional Docente (PRODEP), concedido pela Secretaria de Educação Pública, e com Certificação Acadêmica pela Associação Nacional de Faculdades e Escolas de Contabilidade e Administração (ANFECA). Membro ativo do corpo acadêmico de Estudos Organizacionais e Gestão da Qualidade em Ambientes Virtuais. Membro ativo da Rede de Pesquisa em Qualidade da Educação a Distância, no Brasil e internacionalmente.

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Publicado

2025-07-14

Edição

Seção

DOSSIÊ “TÉCNICA DELPHI NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E LINGUAGENS”