IDENTIDADE NACIONAL E NACIONALISMO ESTÉTICO EM CONTOS DE MÁRIO DE ANDRADE - NATIONAL IDENTITY AND AESTHETIC NATIONALISM IN SHORT STORIES OF MÁRIO OF ANDRADE
Palavras-chave:
Palavras-chave, Mário de Andrade. Contos. Identidade nacional. nacionalismo estético. modernismo brasileiro - Key words, Mário de Andrade. Short stories. National identity. Aesthetic nationalism. Brazilian Modernism.Resumo
Resumo: Mário de Andrade entende a arte como uma cadeia de
significados presentes nos sintomas de cultura . Estes, por sua vez, devem
ser percebidos nas manifestações da cultura popular e no folclore - fontes de
inspiração estética e microcosmo simbólico do imaginário coletivo da
comunidade a qual o artista pertence e com a qual ele dialoga. Esta forma
de perceber a cultura popular e o folclore alicerçará a estrutura do projeto
estético-ideológico-nacionalista do autor modernista. Mário sugere um
nacionalismo estético que se funda na tradição e cria uma orientação, um
sentido e uma identificação coletiva através de um imaginário comum
donde emerge a consciência histórica nacional. Assim, percebemos a
identidade nacional como um processo complexo em permanente
construção, sendo que sua busca no plano literário brasileiro, por motivos
históricos e ideológicos, intensifica-se no início do século XX. Em 1918,
com o fim da Primeira Guerra Mundial, percebe-se uma grande
intensificação nos países da Europa Ocidental, Oriental e Américas, da
busca de identidades nacionais fundamentadas no espírito nacionalista.
Países como Rússia, Espanha, Noruega e toda a Europa Central, buscavam
um nacionalismo alimentado em raízes populares da tradição oral. No Brasil
não foi diferente. Mário de Andrade é, nesse sentido, uma referência em
função de sua apaixonada pesquisa de campo sobre a cultura, as tradições, o
folclore, as músicas, os ritos e mitos populares de um Brasil rural e anônimo
para o qual se voltou como fonte inspiradora de onde deriva sua obra.
Palavras-chave: Mário de Andrade. Contos. Identidade nacional. nacionalismo estético. modernismo brasileiro.
Abstract: Mário de Andrade understands art as a chain of meanings in the
symptoms of culture . This idea, in turn, must be perceived in the
manifestations of the popular culture and in the folklore - sources of
aesthetic inspiration and imaginary symbolic microcosm of the collective
community which the artist belongs to and with whom it dialogues. This
form perceives the popular culture and the folklore that will be the basis of
the structure of the aesthetic-ideological-nationalist project of this
modernist author. Andrade suggests a nationalist aesthetic that is
established in the tradition and creates an orientation, a direction and an
imaginary collective identification through where the national historical conscience emerges. Thus, the national identity is perceived as a complex
process in permanent construction, that has been searched in the Brazilian
literary scope, and, for historical and ideological reasons, it is intensified at
the beginning of 20th century. In 1918, with the end of the World War I, a
great search of national identities based on the nationalistic spirit is
intensified in Western and Eastern Europe and in the American continent.
Countries such as Russia, Spain, Norway and all the Central Europe
searched for a nationalism nurtured for popular roots of oral traditions. It
was not different in Brazil. Mário de Andrade is, in this sense, a reference
due to his passionate research on culture, traditions, folklore, music, rites
and popular myths of an agricultural and unknown Brazil, which was his
inspired source to produce his books.
Key words: Mário de Andrade. Short stories. National identity. Aesthetic
nationalism. Brazilian Modernism.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.