IDENTIDADE NACIONAL E NACIONALISMO ESTÉTICO EM CONTOS DE MÁRIO DE ANDRADE - NATIONAL IDENTITY AND AESTHETIC NATIONALISM IN SHORT STORIES OF MÁRIO OF ANDRADE

Autores

  • Fernando José da Silva e Alvim Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Marilúcia Mendes Ramos Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Mário de Andrade. Contos. Identidade nacional. nacionalismo estético. modernismo brasileiro - Key words, Mário de Andrade. Short stories. National identity. Aesthetic nationalism. Brazilian Modernism.

Resumo

Resumo: Mário de Andrade entende a arte como uma cadeia de
significados presentes nos sintomas de cultura . Estes, por sua vez, devem
ser percebidos nas manifestações da cultura popular e no folclore - fontes de
inspiração estética e microcosmo simbólico do imaginário coletivo da
comunidade a qual o artista pertence e com a qual ele dialoga. Esta forma
de perceber a cultura popular e o folclore alicerçará a estrutura do projeto
estético-ideológico-nacionalista do autor modernista. Mário sugere um
nacionalismo estético que se funda na tradição e cria uma orientação, um
sentido e uma identificação coletiva através de um imaginário comum
donde emerge a consciência histórica nacional. Assim, percebemos a
identidade nacional como um processo complexo em permanente
construção, sendo que sua busca no plano literário brasileiro, por motivos
históricos e ideológicos, intensifica-se no início do século XX. Em 1918,
com o fim da Primeira Guerra Mundial, percebe-se uma grande
intensificação nos países da Europa Ocidental, Oriental e Américas, da
busca de identidades nacionais fundamentadas no espírito nacionalista.
Países como Rússia, Espanha, Noruega e toda a Europa Central, buscavam
um nacionalismo alimentado em raízes populares da tradição oral. No Brasil
não foi diferente. Mário de Andrade é, nesse sentido, uma referência em
função de sua apaixonada pesquisa de campo sobre a cultura, as tradições, o
folclore, as músicas, os ritos e mitos populares de um Brasil rural e anônimo
para o qual se voltou como fonte inspiradora de onde deriva sua obra.

Palavras-chave: Mário de Andrade. Contos. Identidade nacional. nacionalismo estético. modernismo brasileiro.


Abstract: Mário de Andrade understands art as a chain of meanings in the
symptoms of culture . This idea, in turn, must be perceived in the
manifestations of the popular culture and in the folklore - sources of
aesthetic inspiration and imaginary symbolic microcosm of the collective
community which the artist belongs to and with whom it dialogues. This
form perceives the popular culture and the folklore that will be the basis of
the structure of the aesthetic-ideological-nationalist project of this
modernist author. Andrade suggests a nationalist aesthetic that is
established in the tradition and creates an orientation, a direction and an
imaginary collective identification through where the national historical conscience emerges. Thus, the national identity is perceived as a complex
process in permanent construction, that has been searched in the Brazilian
literary scope, and, for historical and ideological reasons, it is intensified at
the beginning of 20th century. In 1918, with the end of the World War I, a
great search of national identities based on the nationalistic spirit is
intensified in Western and Eastern Europe and in the American continent.
Countries such as Russia, Spain, Norway and all the Central Europe
searched for a nationalism nurtured for popular roots of oral traditions. It
was not different in Brazil. Mário de Andrade is, in this sense, a reference
due to his passionate research on culture, traditions, folklore, music, rites
and popular myths of an agricultural and unknown Brazil, which was his
inspired source to produce his books.

Key words: Mário de Andrade. Short stories. National identity. Aesthetic
nationalism. Brazilian Modernism.

Biografia do Autor

  • Fernando José da Silva e Alvim, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Pesquisador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) CNPq/UFG.
  • Marilúcia Mendes Ramos, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Professora Doutora do curso de Graduação e do programa de Pós-Graduação em Literatura da UFG e orientadora deste projeto.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre