REPRESENTAÇÕES DA LEITURA NA SÉTIMA ARTE - REPRESENTATIONS OF THE READING IN THE SEVENTH ART
Palavras-chave:
Palavras-chave, Letramento. Arte cinematográfica. Acessibilidade e uso da informação. Biblioteca - Key words, Literacy. Cinematographic art. Accessibility and use of the information. LibraryResumo
Resumo: As constantes mudanças no modo de produção e recepção da
informação, a partir dos anos 90, exigem do leitor novas habilidades para o
exercício da cidadania. Isso nos instigou a realizar um estudo acerca das
práticas de leitura presentes nos filmes. Este trabalho nos possibilitou
perceber como a arte cinematográfica representa a necessidade de leitura
das pessoas, seja para sobrevivência ou prazer. Foram analisadas cenas
relacionadas à prática social de leitura reafirmando que ler permite a
compreensão e transformação de uma dada realidade. Para nossa pesquisa,
nos fundamentamos nos conhecimentos de Soares (2001), Mey (2001),
Moita Lopes (1996), Freire (1996), Freire (1992), Braggio (1992) dentre
outros. Assim, este artigo visa apresentar os discursos acerca da leitura e
também suas práticas presentes nos filmes A vida dos Capitães da Areia
(1989), O óleo de Lorenzo (1992), O homem bicentenário (1997),
Encontrando Forrester (2000) e O Código da Vinci (2006), sob a
orientação das teorias de processamento da leitura e letramento.
Palavras-chave: Letramento. Arte cinematográfica. Acessibilidade e uso da
informação. Biblioteca.
Abstract: The constant changes in the production and reception way of the
information, since the 90 s, demand from the reader new abilities for the
citizenship exercise. This fact is the motif of this study that concerns on the
reading practice in the movies. This work has made possible to perceive as
the cinematographic art represents the necessity of reading of the people,
either for survival or pleasure. The selected scenes related in this research
had been analyzed as a social practice of reading to confirm that reading
allows the understanding and the transformation of a certain reality. The
theoretical basis for this research is Soares (2001), Mey (2001), Moita
Lopes (1996), Freire (1996), Freire (1992), Braggio (1992) amongst others.
Thus, this article aims to present the discourses concerning the reading
practice in the movies A vida dos Capitães da Areia (1989), Lorenzo s oil (1992), Bicentennial Man (1997), Finding Forrester (2000) and The Da
Vinci Code (2006), besides other theories of reading and literacy processes.
Key words: Literacy. Cinematographic art. Accessibility and use of the
information. Library.
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