O CONHECIMENTO DO EDUCADOR COM RELAÇÃO À SAÚDE MENTAL INFANTIL NO ÂMBITO EDUCACIONAL - THE KNOWLEDGE OF THE EDUCATOR IN REGARD TO CHILD MENTAL HEALTH IN THE EDUCATIONAL SCOPE

Autores

  • Cibele Pimenta Tiradentes Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Cristina Xavier Santos Souza Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Hélio Baragatti Neto Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Henrique Gomes dos Santos Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Kálita Flávia dos Santos Flávia dos Santos Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Osvaldo José Sobral Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação, condutas típicas, inclusão, docência. - Key words, Education. Typical behaviors. Inclusion. Teaching.

Resumo

Resumo: Este estudo objetivou identificarqual o entendimento que os
alunos do curso de Letras e Pedagogia, promovidos pela Universidade
Estadual de Goiás, têm sobre o conhecimento em relação à saúde mental
infantil no âmbito educacional e sua relação com a educação inclusiva.
Optou-se por realizar um estudo descritivo exploratório de cunho
qualitativo. Observou-se que os alunos pontuaram, para uma conduta mais
efetiva e transformadora: o diálogo com base para a transformação e
construção na relação professor-aluno; o respeito à cidadania do aluno e o
compromisso do profissional para a aplicação concreta da assistência
verdadeiramente qualificada, com proposta de melhor atendimento ao
portador de doença mental.


Palavras-chave: Educação, condutas típicas, inclusão, docência.


Abstract: This study aims to identify the understanding that students of the
course of Letras (Languages) and Pedagogia (Education), in the University
of Goiás State, have in relation to the child mental health in the educational
scope and its relation with the inclusive education. It is an exploratory
descriptive study of qualitative type. Effective transformations were
observed on the students: the dialogue as a basis for the changes and rapport
between professor and student; the respect to citizens and the commitment
of the professional for the concrete application of the truly qualified
assistance, aiming at a better attendance to the mental disabled ones.


Key words: Education. Typical behaviors. Inclusion. Teaching.

Biografia do Autor

  • Cibele Pimenta Tiradentes, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Ciências Ambientais e Saúde UCG, docente da UEG UnU/Inhumas, Bióloga, especialista em Docência Universitária UCG e Coordenadora do Curso de Pedagogia da UEG-Inhumas
  • Cristina Xavier Santos Souza, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

    Graduanda em Pedagogia, UEG UnU/Inhumas, voluntária

  • Hélio Baragatti Neto, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Graduando em Letras, UEG UnU/Inhumas, voluntário
  • Henrique Gomes dos Santos, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Graduando em Pedagogia, UEG UnU/Inhumas, voluntário
  • Kálita Flávia dos Santos Flávia dos Santos, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Graduanda em Pedagogia, UEG UnU/Inhumas, voluntária
  • Osvaldo José Sobral, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Educação (UFG), psicólogo (UCG), especialista (UCG) e, e Professor da UEG UnU/Inhumas

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