O PAPEL DAS RECOMPENSAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL EM SALA DE AULA DE INGLÊS - THE ROLE OF REWARDS AS A MOTIVATIONAL STRATEGY IN THE ENGLISH CLASSROOM
Palavras-chave:
Palavras-chave, Motivação. Estratégias motivacionais. Recompensas.Suborno. - Keywords, Motivation. Motivational strategies. Rewards. Bribery.Resumo
Resumo: Esta pesquisa apresenta como objetivo geral identificar se asrecompensas representam um recurso positivo ou negativo para seremusadas em sala de aula, com cinco pré-adolescentes aprendizes de Língua Inglesa. Como objetivo específico, esperamos compreender a influência das recompensas, como estratégia motivacional, no processo de aquisição de L2. À luz da literatura da área, esta pesquisa se concentra, em sua maior parte,nos estudos de Gardner (1985, 1988, 1999). Sob o ponto de vista metodológico, este estudo apóia-se na investigação qualitativa para a coleta eanálise dos dados, e tem como instrumento de análise o questionário. Os resultados nos revelam que os sujeitos se mostram indiferentes às recompensas, uma vez que a participação dos sujeitos nas atividades propostas é espontânea, demonstrando, assim, uma motivação intrínseca, em sua maioria. Contudo, o papel das recompensas não é negativo, pois não apresenta danos ou prejuízos na sua ausência.
Palavras-chave: Motivação. Estratégias motivacionais. Recompensas.Suborno.
Abstract: The general objective of this research is to identify if the rewardsrepresent a positive or a negative resource to be used in the classroom, withfive pre-adolescents learners of English Language (L2). As a specificobjective, we hope to understand the influence of rewards as motivationalstrategy in the process of acquisition of L2. Great part of this study is basedon the approach proposed by Gardner (1985, 1988, 1999). This study hasalso adopted the proposals of the qualitative investigation to collect andanalyze the data and it has as its instrument the questionnaire. The resultspoint out that these specific learners are indifferent before rewards sincetheir participation in the requested activities is spontaneous, which revealsthat their motivation is intrinsic. Besides that, the role of rewards is notnegative because it did not present damages in its absence.
Keywords: Motivation. Motivational strategies. Rewards. Bribery.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.