CLEPSIDRA: A PRESENTIFICAÇÃO DO PAN-SOFRIMENTO DA CONSCIÊNCIA LÍRICA DE CAMILO PESSANHA - CLEPSYDRA: THE PRESENTIFICATION OF PAN-SUFFERING IN THE LYRICAL AWARENESS OF CAMILO PESSANHA
Palavras-chave:
Palavras-chave, Simbolismo. Camilo Pessanha. Clepsidra. - Keywords, Symbolism. Camilo Pessanha. Clepsydra.Resumo
Resumo: O presente artigo tem como fulcral propósito estabelecer, em caracteres gerais, os principais elementos temáticos constituintes da gênese eda consolidação poética de Camilo Pessanha a partir de um soneto e outrosfragmentos que representam o conjunto da obra Clepsidra. A fim de melhora barcar a singularidade de tal lírica, serão apontados alguns possíveis diálogos entre essa poética e as de Mário de Sá Carneiro e Fernando Pessoa.Porém, antes disso, demonstraremos, a princípio, o contexto das produções artísticas do final do século XIX para que fique evidente a emersão de uma consciência artística transcendente e individualizante, pois será neste contexto que a poesia de Pessanha poderá ser pensada.
Palavras-chave: Simbolismo. Camilo Pessanha. Clepsidra.
Abstract: This article has the general purpose of establishing, in generalcharacters, the main constituent thematic elements of the genesis and poeticconsolidation of Camilo Pessanha from a sonnet and other fragments thatrepresent the whole work, Clepsydra. In order to better embrace theuniqueness of this lyrical, it will be mentioned some possible dialoguesbetween Clepsydra and the poetics of Mário de Sá Carneiro and FernandoPessoa. But first of all, it will be shown, in principle, the context of artisticproductions of the late nineteenth century to make clear the emergence of atranscendent and individualizing artistic awareness, because it is in thiscontext that the poetry of Pessanha might be thought about.
PKeywords: Symbolism. Camilo Pessanha. Clepsydra.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.