A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A ESCRITA ESPONTÂNEA NA 1a SÉRIE - LANGUAGE ACQUISITION: A DISCURSIVE LOOK OVER THE SPONTANEOUS WRITING IN THE FIRST GRADE OF PRIMARY SCHOOL
Palavras-chave:
Palavras-chave, Aquisição. Discurso. Texto - Key words, Acquisition. Discourse. Text.Resumo
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar, com vistas ao postulado dos estudos
interacionistas da linguagem e às contribuições da Análise do Discurso francesa,
um texto construído por uma criança na fase inicial da aquisição da língua
escrita. É um artigo que objetiva, também, fazer uma reflexão sobre as
possibilidades de sentido que envolvem o discurso inicial dessa criança e tecer, a
partir das condições de produção da escrita na escola, algumas considerações
sobre a formação do pensamento e dos valores na produção textual realizada na
instituição escolar. Assim, lançamos um olhar sobre a produção textual,
enquanto um produto de uma realidade sócio-cultural que envolve seu autor e
que, acima de tudo, define e determina os planos da enunciação em que a sua
linguagem se realiza.
Palavras-chave: Aquisição. Discurso. Texto
Abstract: This work is based on the postulates of the interationist studies of
language and on the contributions of the French Discourse Analysis. It aims to
analyze a text written by a child who is in the first phase of writing acquisition.
This paper also intends to think about the possibilities of sense that involve the
first discourse of that child and it makes some considerations about the
development of values in text production performed at school, taking into
account the conditions of writing production at school. So, we take a look at the
textual production considering it as a product of the sociocultural reality that
involves its author and, above all, as something that defines and determines the
plans of enunciation in which the author s language is performed.
Key words: Acquisition. Discourse. Text.
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