ATENDIMENTO À HETEROGENEIDADE DAS APRENDIZAGENS E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 1º CICLO - HETEROGENEITY IN LEARNING AND TEACHING PORTUGUESE IN THE FIRST CYCLE
Palavras-chave:
Palavras-chave, Ciclo. Ensino de língua portuguesa. Alfabetização. - Keywords, Human Development Cycle Educational System. Portuguese teaching. Literacy.Resumo
Resumo: O presente estudo buscou analisar as concepções e práticas de
alfabetização de professoras que atuavam no 1º ciclo da Secretaria Municipal
de Ensino de Recife (SMER) em 2007, considerando as (re)construções e
(re)fabricações no ensino de língua, em específico, no ensino da escrita
alfabética e nas suas possíveis articulações com os eixos: leitura e produção
textuais. Analisamos, nesse caso específico, algumas das atividades
propostas pelas professoras vinculadas ao atendimento da heterogeneidade
das aprendizagens. Apoiamos-nos na teoria da Fabricação do Cotidiano
Escolar (CERTEAU, 1994; 1985) e na perspectiva da Apropriação dos
Saberes da Ação (CHARTIER, 2007; 2000; 1998). As entrevistas
empregadas, com nove professoras de três instituições diferentes, apontaram
para uma nítida preocupação em adequar as atividades aos diferentes ritmos
dos alunos. Houve menção à leitura, análise de palavras e/ou reescrita textual
coletiva nos 1º e 2º anos, como reescrita de texto individual, no caso dos 3ºs
anos.
Palavras-chave: Ciclo. Ensino de língua portuguesa. Alfabetização.
Abstract: This study investigates the literacy concepts and practice of in
service teachers in an alternative Brazilian Educational System called
Human Development Cycle, in a school that belongs to the Recife City Hall
Education System (Smer) in 2007, in Pernambuco State. We considered the
making and remaking of language teaching, specifically alphabetic writing
teaching and its possible connections with these axis: reading and writing
composition. We analyzed, in this particular case, some of the activities
proposed by the teachers related to the special cases of learning. We are
based on the Everyday School Manufacture Theory (CERTEAU, 1994,
1985) and on the Knowledge Action Ownership Principles (Chartier, 2007,
2000, 1998). The interviews applied for nine teachers from three different
institutions signed to a clear concern in adapting activities to the different
students' paces. There was mention of reading, word analysis and
cooperative writing process on the 1st and 2nd year groups, as well
as individual writing process in the third year groups.
Keywords: Human Development Cycle Educational System. Portuguese
teaching. Literacy.
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