LEITURA E ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA: PLANEJAMENTO E MOTIVAÇÃO - READING AND TEACHING OF THE LITERATURE IN SCHOOL: PLANNING AND MOTIVATION

Autores

  • Maria Severina Batista Guimarães Câmpus Inhumas _ Universidade Estadual de Goiás
  • Sueli de Fátima Alexandre Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras chave, Literatura. Leitura. Motivação. Aprendizagem. - Keywords, Literature. Reading. Motivation. Learning.

Resumo

Resumo: Procuramos discutir, em linhas gerais, a importância da aquisição da
leitura literária desde a fase inicial dos estudos, a perda do elo entre leitura
literária e leitor contemporâneo e a importância da prática de leitura na vida do
professor enquanto fonte motivadora dentro e fora da sala de aula, bem como a
necessidade de um bom planejamento e motivação para despertar no aluno o
prazer pela leitura literária.


Palavras chave: Literatura. Leitura. Motivação. Aprendizagem.


Abstract: We discuss, in general terms, the importance of the literary reading
acquisition at an early stage of studies; the loss of the link between literary
reading and the contemporary reader, and also the importance of the reading
practice in the teacher's life as a motivating source inside and outside classroom.
The need for good planning and motivation to instigate the students for the
pleasure of reading literature is discussed as well.


Keywords: Literature. Reading. Motivation. Learning.

 

Biografia do Autor

  • Maria Severina Batista Guimarães, Câmpus Inhumas _ Universidade Estadual de Goiás
    Doutora em estudos literários pela UFG. Pesquisadora da “Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia” (UFG/UEG/UniEvangélica). Professora do curso de Letras (UEG São Luís de Montes Belos).
  • Sueli de Fátima Alexandre, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Especializanda em Língua Portuguesa, Literatura e Ensino (UEG São Luís de Montes Belos). Graduada em Letras pela UEG. Pesquisadora da “Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia” (UFG/UEG/UniEvangélica). Membro do “I Ciclo de Discussões Online O imaginário do Medo”.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre