A INFLUÊNCIA DA MITOLOGIA GRECO-ROMANA NO LIVRO PORTÃO DE FERRO, DA POETISA RAQUEL NAVEIRA - THE INFLUENCE OF GRECO-ROMAN MYTHOLOGY ON THE POET RAQUEL NAVEIRA’S BOOK PORTÃO DE FERRO

Autores

  • Layssa Gabriela Almeida e Silva Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Mitologia greco-romana. Poesia. Raquel Naveira. - Keywords, Greco-Roman mythology. Poetry. Raquel Naveira.

Resumo

Resumo: O presente artigo propõe um estudo do livro Portão de Ferro, da
poetisa Raquel Naveira, com o objetivo principal de identificar nele os traços
mais marcantes da mitologia greco-romana e conhecer seus novos
significados, isto é, a releitura que a autora fez desses mitos. Em seu livro, a
poetisa consegue fazer uma relação da mitologia com acontecimentos reais,
como o fatídico atentado terrorista ocorrido nos Estados Unidos em 2001,
utiliza-se de recursos metalingüísticos para comparar o poeta a um centauro
e a um narciso, e ainda é capaz de transcrever o surgimento de sua pátria
apoiando-se na mitologia.


Palavras-chave: Mitologia greco-romana. Poesia. Raquel Naveira.


Abstract: This present article proposes a study on the book Portão de Ferro,
written by the poet Raquel Naveira, with the main objective of identifying its
most striking features of Greco-Roman mythology and know their new
meanings, i.e., the author’s new interpretation of those myths. In her book,
the poet can make a relation between mythology and real events, such as the
fateful attack occurred in the United States in 2001. She makes this through
the use of metalinguistic resources to compare the poet to a centaur and a
narcissus, and she is also capable to transcribe the appearance of her native
country, using mythology as a resource.


Keywords: Greco-Roman mythology. Poetry. Raquel Naveira.

Biografia do Autor

  • Layssa Gabriela Almeida e Silva, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Especializanda em Lingüística Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (Universidade Federal de Goiás). Graduada em Letras Português-Inglês (Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Anápolis). Professora do Centro Cultural Anglo-Americano (CCAA) e Professora Substituta do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE – UFG).

Downloads

Edição

Seção

Tema livre