PROFESSORAS DE INGLÊS INVESTIGANDO A PRÓPRIA PRÁTICA: DIFERENTES MODALIDADES DE PESQUISA-AÇÃO E NÍVEIS DE REFLEXÃO - ENGLISH TEACHERS INVESTIGATING THEIR OWN PRACTICE: DIFFERENT MODES OF ACTION RESEARCH AND LEVELS OF REFLECTION
Palavras-chave:
Palavras-chave, Pesquisa-ação colaborativa. Reflexão. Formação de professores de línguas. Língua estrangeira - Keywords, Collaborative action research. Reflection. Language teacher education. Foreign languageResumo
Resumo: Este estudo analisa uma pesquisa-ação colaborativa conduzida por
quatro professoras de inglês em formação universitária com o apoio de uma
pesquisadora-acadêmica. O propósito deste trabalho é verificar que
modalidade(s) de pesquisa-ação e nível(is) de reflexão permearam as
investigações de duas dessas professoras-pesquisadoras. Para isso, discuto as
peculiaridades das modalidades técnica, prática e crítica de pesquisa-ação e dos
níveis técnico, prático e crítico de reflexão, considerando a relevância dessa
discussão para a formação de professores de línguas, especialmente para os que
acreditam na pesquisa-ação colaborativa como instrumento de desenvolvimento
profissional.
Palavras-chave: Pesquisa-ação colaborativa. Reflexão. Formação de
professores de línguas. Língua estrangeira
Abstract: This study analyses a collaborative action research conducted by four
pre-service English teachers with the support of an academic researcher. It aims
at identifying which mode(s) of action research and level(s) of reflection
permeated two of these teacher-researchers’ investigations. For that, I discuss
the characteristics of the three modes of action research and levels of reflection
(technical, practical and critical), taking into consideration the relevance of such
a discussion for language teacher education, mainly for those who believe that
collaborative action research can be a tool for professional development.
Keywords: Collaborative action research. Reflection. Language teacher
education. Foreign language
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