A INSCRIÇÃO DOS CORPOS EM UMA OUTRA DIMENSÃO: INTERATIVIDADE EM VÍDEO GAMES - THE APPLICATION OF BODIES IN ANOTHER DIMENSION: INTERACTIVITY IN VIDEOGAMES
Palavras-chave:
Palavras-chave, Vídeo-game. Disciplinaridade. Corpo. Interação. Foucault. - Keywords, Video-game. Disciplinarity. Body. Interaction. Foucault.Resumo
Resumo: Propomos, neste artigo, analisar as enunciações do corpo
possibilitadas por dois games contemporâneos, Nintendo Wii e Xbox 360
Kinect, que induzem a inscrição dos corpos durante as movimentações para
operacionalidade do dispositivo criado para entretenimento. Nesses
dispositivos, as práticas sociais instauram poderes, exercidos por meio de
saberes, que circulam em enunciados. Tais enunciados, pelas relações do
discurso com a história e o poder, constituem os sujeitos. Estudamos como o
biopoder exerce práticas de objetivação, que possibilitam as práticas de
subjetivação. Os processos de objetivação ocorrem pelos discursos que
exercem poder por meio dos saberes. Por conseguinte, os processos de
subjetivação são resultantes dos processos de objetivação dispersos na
história. Esses micropoderes são efetivados no ser-si, autocontrolado pelas
técnicas de si, promovidas pelos enunciados que constituem a realidade por
meio das veridicções instauradas pelas condições históricas de produção dos
discursos. Enfocamos parte da fase arqueológica, mas especialmente a fase
genealógica foucaultiana (assim como a ética e a estética de si), ao analisar o
controle dos corpos por meio da disciplinaridade.
Palavras-chave: Vídeo-game. Disciplinaridade. Corpo. Interação. Foucault.
Abstract: We propose in this paper to analyze the utterances of the body
made possible by two contemporary games, Nintendo Wii and Xbox 360
Kinect, which induce the description of the bodies during the operation
moves to the device created for entertainment. In these devices, social
practices bring power, exercised by means of knowledge which circulate in
the statements. Such statements, through discourse relations with history and
power, are the subjects. We study how biopower runs the practices of
objectification, which enable practices of subjectivity. The processes of
objectification occur by the discourses which exercise power through
knowledge. Therefore, the processes of subjectification are the result of processes of objectification dispersed in history. These micro-powers are
effected in the self-being, self-controlled by the techniques of self, promoted
by the statements that constitute reality through veridictions brought by
historical conditions of production of discourses. Our attention is directed on
part of Foucault’s archeological phase, but especially on his genealogical
phase (so as on the ethics and aesthetics of the self), when analyzing the
control of bodies through disciplinarity.
Keywords: Video-game. Disciplinarity. Body. Interaction. Foucault.
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