A DÍADE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE AS POSSIBILIDADE - THE DYAD PSYCHOANALYSIS AND EDUCATION: THEORETICAL DISCUSSION ABOUT THE POSSIBILITIES
Palavras-chave:
Palavras-chave, Formação de professores. Psicanálise. Limites e possibilidades. - Keywords, Teacher education. Psychoanalysis. Limits and possibilities.Resumo
Resumo: O presente trabalho vislumbra apresentar reflexões teóricas sobre
as possibilidades de aplicação de conceitos da psicanálise à educação. Sabese
dos limites dessa relação, contudo almeja-se que com o rompimento do
paradigma cartesiano e discussões em cursos de formação de professores,
essa díade seja alcançada. Então, o papel do professor não pode ser
alicerçado simplesmente em transmitir um conhecimento científico, vai
muito além, pois as relações entre professor e aluno devem fazer com que
estes desenvolvam suas capacidades cognitivas em parceria, onde um e outro
se complementam no processo educativo, pela alteridade. É sabido que
Freud não objetivou um discurso sobre a didática pedagógica, mas
considerava que o professor psicanaliticamente orientado teria mais
condições de elaborar procedimentos didáticos que viabilizasse a
aprendizagem. A ideia nunca foi de criar receitas da Psicanálise aplicada à
educação, mas embasar teoricamente o professor sobre a sexualidade
infantil,deixando para cada professor, levando em consideração sua prática
pedagógica, a elaboração de sua práxis educativa psicanalítica, pois a
construção do conhecimento é muito individual. Mesmo sabendo que tanto a
psicanálise quanto a educação tem campos teóricos diferentes, que sua
epistemologia conceitual é divergente, a díade Psicanálise e Educação se
apresenta como possibilidade, podendo ser vislumbrada nos cursos de
formação de professores.
Palavras-chave: Formação de professores. Psicanálise. Limites e
possibilidades.
Abstract: The present paper aims to present theoretical reflections about the
possibilities of applying concepts of psychoanalysis to education. It is known
the limits of such a relation, however, by breaking the Cartesian paradigm
and with discussions in teacher education courses, it is expected to reach that
dyad. Therefore, the teacher's role cannot simply be grounded in transmitting
scientific knowledge, it goes beyond that because the relationship between
teacher and student should allow them to develop their cognitive capacities in partnership, where one complements the other in the educational process,
by the otherness. It is known that Freud never aimed at discussing about
pedagogic didacticism, but he considered that the teacher psychoanalytically
oriented would get to elaborate didactic procedures that favored learning.
The idea was never about creating Psychoanalysis recipes applied to
education, but to base the teacher theoretically about the infantile sexuality,
leaving for each teacher the elaboration of his/her psychoanalytic
educational praxis, taking into consideration his/her pedagogic practice, once
knowledge building is very individual. Even knowing that both
psychoanalysis and education have different theoretical fields, and that their
conceptual epistemology is divergent, the dyad Psychoanalysis and
Education comes to be a possibility, being able to be seen in teacher
education courses.
Keywords: Teacher education. Psychoanalysis. Limits and possibilities.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.