A DÍADE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE AS POSSIBILIDADE - THE DYAD PSYCHOANALYSIS AND EDUCATION: THEORETICAL DISCUSSION ABOUT THE POSSIBILITIES

Autores

  • Andréa Kochhann Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chave, Formação de professores. Psicanálise. Limites e possibilidades. - Keywords, Teacher education. Psychoanalysis. Limits and possibilities.

Resumo

Resumo: O presente trabalho vislumbra apresentar reflexões teóricas sobre
as possibilidades de aplicação de conceitos da psicanálise à educação. Sabese
dos limites dessa relação, contudo almeja-se que com o rompimento do
paradigma cartesiano e discussões em cursos de formação de professores,
essa díade seja alcançada. Então, o papel do professor não pode ser
alicerçado simplesmente em transmitir um conhecimento científico, vai
muito além, pois as relações entre professor e aluno devem fazer com que
estes desenvolvam suas capacidades cognitivas em parceria, onde um e outro
se complementam no processo educativo, pela alteridade. É sabido que
Freud não objetivou um discurso sobre a didática pedagógica, mas
considerava que o professor psicanaliticamente orientado teria mais
condições de elaborar procedimentos didáticos que viabilizasse a
aprendizagem. A ideia nunca foi de criar receitas da Psicanálise aplicada à
educação, mas embasar teoricamente o professor sobre a sexualidade
infantil,deixando para cada professor, levando em consideração sua prática
pedagógica, a elaboração de sua práxis educativa psicanalítica, pois a
construção do conhecimento é muito individual. Mesmo sabendo que tanto a
psicanálise quanto a educação tem campos teóricos diferentes, que sua
epistemologia conceitual é divergente, a díade Psicanálise e Educação se
apresenta como possibilidade, podendo ser vislumbrada nos cursos de
formação de professores.


Palavras-chave: Formação de professores. Psicanálise. Limites e
possibilidades.


Abstract: The present paper aims to present theoretical reflections about the
possibilities of applying concepts of psychoanalysis to education. It is known
the limits of such a relation, however, by breaking the Cartesian paradigm
and with discussions in teacher education courses, it is expected to reach that
dyad. Therefore, the teacher's role cannot simply be grounded in transmitting
scientific knowledge, it goes beyond that because the relationship between
teacher and student should allow them to develop their cognitive capacities in partnership, where one complements the other in the educational process,
by the otherness. It is known that Freud never aimed at discussing about
pedagogic didacticism, but he considered that the teacher psychoanalytically
oriented would get to elaborate didactic procedures that favored learning.
The idea was never about creating Psychoanalysis recipes applied to
education, but to base the teacher theoretically about the infantile sexuality,
leaving for each teacher the elaboration of his/her psychoanalytic
educational praxis, taking into consideration his/her pedagogic practice, once
knowledge building is very individual. Even knowing that both
psychoanalysis and education have different theoretical fields, and that their
conceptual epistemology is divergent, the dyad Psychoanalysis and
Education comes to be a possibility, being able to be seen in teacher
education courses.

Keywords: Teacher education. Psychoanalysis. Limits and possibilities.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
    Mestre em Educação pela Cambridge International University, Pedagoga, Especialista em Docência Universitária e Métodos e Técnicas de Ensino. Professora de graduação e pós-graduação FMB, IEP e da UEG – UnU de São Luis de Montes Belos, Pesquisadora na área da Interdisciplinaridade, Formação de Professores e Psicanálise. Responsável pelo GEFOPI (Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Interdisciplinaridade) e pela PAIDOS – Revista Eletrônica de Pedagogia.

Downloads

Edição

Seção

Tema livre