O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Jessica Hilário Pinto
  • Rhayany Ferreira Maia Universidade Estadual de Goiás
  • Osvaldo José Sobral Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Palavras-chaves, autismo, desenvolvimento, aprendizagem, escola.

Resumo

Este artigo científico de revisão apresenta como tema “Autismo”, que foi delimitado como: Desenvolvimento de crianças autistas no contexto escolar, buscando esclarecer a problemática, em questão, sendo ela, como organizar a vida escolar de um autista para envolvê-lo melhor nas aulas? E com isso alcançar-se, no geral, o objetivo de reconhecer e compreender a escola como ambiente socializador e de aprendizagem para crianças autistas, e especificamente, Conhecer quais as causas e características que fornecem a identificação do autismo; Demonstrar a importância da relação entre os pais e os profissionais responsáveis pelo processo pedagógico; Conhecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos autistas, considerando suas características e, por fim, Informar como deve ser as ações pedagógicas, do professor, para alcançar o crescimento e diminuição das dificuldades dos alunos com autismo. Para tanto se seguiu os procedimentos de uma pesquisa qualitativa e descritiva, em que se fundamentou em pesquisas bibliográficas de livros, artigos e sites da internet, cujos principais autores investigados foram: Barbosa (2009); Bosa (2006); Delfrate, Santana e Massi (2009); Fernandes (2012); Mello (2001); Moraes e Straus (2003); Orrú (2012); Pereira (2001); além de publicações do Ministério da Educação (2000; 2004). As ideias, fundamentais, levantadas consistem em: crianças autistas terem seu desenvolvimento iniciado no seio familiar e posteriormente no meio escolar; estas demonstrarem dificuldades de relacionar-se, interagir-se com as pessoas e o meio em que convivem; os autistas responderem bem a sistemas organizados e rotinas. Diante dos estudos feitos acerca do tema observou-se que os autistas necessitam ser envolvidos no meio social em que vive, devido a isso ser um aspecto fundante em seu desenvolvimento, contudo precisa-se que os profissionais da educação responsáveis por grande parte dessa inserção recebam uma formação direcionada para tal.                                                                                    

 

Biografia do Autor

  • Rhayany Ferreira Maia, Universidade Estadual de Goiás
    Pedagoga, licenciada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas.
  • Osvaldo José Sobral, Universidade Estadual de Goiás
    Psicológo, Especiaolista em Docência Universitária, Mestre em Educação e Professor do Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2015-09-02

Edição

Seção

Tema livre