O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Palavras-chaves, autismo, desenvolvimento, aprendizagem, escola.Resumo
Este artigo científico de revisão apresenta como tema “Autismo”, que foi delimitado como: Desenvolvimento de crianças autistas no contexto escolar, buscando esclarecer a problemática, em questão, sendo ela, como organizar a vida escolar de um autista para envolvê-lo melhor nas aulas? E com isso alcançar-se, no geral, o objetivo de reconhecer e compreender a escola como ambiente socializador e de aprendizagem para crianças autistas, e especificamente, Conhecer quais as causas e características que fornecem a identificação do autismo; Demonstrar a importância da relação entre os pais e os profissionais responsáveis pelo processo pedagógico; Conhecer o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos autistas, considerando suas características e, por fim, Informar como deve ser as ações pedagógicas, do professor, para alcançar o crescimento e diminuição das dificuldades dos alunos com autismo. Para tanto se seguiu os procedimentos de uma pesquisa qualitativa e descritiva, em que se fundamentou em pesquisas bibliográficas de livros, artigos e sites da internet, cujos principais autores investigados foram: Barbosa (2009); Bosa (2006); Delfrate, Santana e Massi (2009); Fernandes (2012); Mello (2001); Moraes e Straus (2003); Orrú (2012); Pereira (2001); além de publicações do Ministério da Educação (2000; 2004). As ideias, fundamentais, levantadas consistem em: crianças autistas terem seu desenvolvimento iniciado no seio familiar e posteriormente no meio escolar; estas demonstrarem dificuldades de relacionar-se, interagir-se com as pessoas e o meio em que convivem; os autistas responderem bem a sistemas organizados e rotinas. Diante dos estudos feitos acerca do tema observou-se que os autistas necessitam ser envolvidos no meio social em que vive, devido a isso ser um aspecto fundante em seu desenvolvimento, contudo precisa-se que os profissionais da educação responsáveis por grande parte dessa inserção recebam uma formação direcionada para tal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.