ASPECTOS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS: VERDADES ESTABILIZADAS SOB AS LENTES BAKTHINIANAS

Autores

  • Maria José Lacerda Rodrigues Hoelzle UFG - Universidade Federal de Goiás (GO- Brasil)

Palavras-chave:

Conceitos bakhtinianos, Linguística aplicada, Livro didático, Verdades estabilizadas

Resumo

Este artigo busca discutir aspectos que tratam das contribuições dos estudos sobre o sujeito e linguagem na teoria Bakhtiniana, considerando os pontos de convergência com a Linguística Aplicada. O estudo será conduzido mediante a análise de atividades de um livro didático de Língua Inglesa adotado em uma escola pública, com um foco especial para as “verdades estabilizadas” nos textos. Para tanto, são mobilizados alguns conceitos chave de Bakhtin ( e do Círculo), demonstrando como a voz desse filósofo da linguagem  ressoa  nas práticas discursivas tratadas na contemporaneidade.

PALAVRAS-CHAVE: Conceitos bakhtinianos; Linguística aplicada; Livro didático; Verdades estabilizadas  

ABSTRACT

This article aims at discussing issues dealing with the contributions of studies on the subject and language in Bakhtinian theory, considering the points of convergence with Applied Linguistics. The study will be conducted through the analysis of activities from an English language textbook adopted in a public school,  with a special focus on “stabilized truths” in the texts. In order to do that, some key concepts from Bakhtin (and the Circle) are used, demonstrating how the voice of this language philosopher resounds in discursive practices nowadays.

KEYWORDS: Bakhtinian concepts; Applied Linguistics; Textbook; Stabilized truths

Biografia do Autor

  • Maria José Lacerda Rodrigues Hoelzle, UFG - Universidade Federal de Goiás (GO- Brasil)
    Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1998), e Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos (2002), pela mesma Instituição. É professora de Língua Inglesa da Rede Municipal de Goiânia há 14 anos e recentemente participou do Course in the U.S for Brazilian Public School English Language Teachers / CAPL Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa em Iowa State University. Atualmente é aluna do Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Goiás, tendo como orientadora a Profª Dr.ª Rosane Rocha Pessoa.

Downloads

Publicado

2015-08-21

Edição

Seção

Tema livre