ENSINO INTERCULTURAL DE INGLÊS COMO PRÁTICA DE RECONHECIMENTO E RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

Autores

  • Letticia Vieira de Melo Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás

Resumo

Nós somos seres culturais e interculturais e construímos nossa cultura individual e coletiva à partir das interações que vivenciamos ao longo de nossa vida. Nosso meio de interação mais poderoso são as línguas. É por meio delas que nos comunicamos e que chegam até nós discursos impregnados de cultura (valores, ideologias, costumes). Também é por meio das línguas que interagimos com sujeitos das mais diversas redes sociais e grupos culturais. E a sala de aula de inglês é, em nível micro, se considerarmos o país, um lugar de constantes encontros interculturais: pessoas de origem diferentes estudando uma língua também de origem diferente. Por isso, se faz necessário discussões sobre cultura na sala de aula e sobre um ensino intercultural de inglês. É isso que este artigo tenta discutir: o que é cultura, o que é interculturalidade e o que seria um ensino intercultural de inglês a partir dos textos de Corbett (2003), Hall (2012), Spencer-Oatey (2012), Spencer-Oatey e Franklin (2009) e Risager (2006) e como o ensino intercultural pode levar à atitudes de respeito às diferenças.

 

Palavras-chave: cultura; interculturalidade e ensino de inglês.

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Publicado

2015-11-13

Edição

Seção

Tema livre