GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE FORMAS DE ACESSO AO CARGO E A CONCEPÇÃO ADOTADA PELO GESTOR

Autores

  • Daniel Junior de Oliveira Faculdade Brasileira de Educação e Cultura

Palavras-chave:

gestão escolar, formas de acesso, concepção de gestão escolar.

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre como ocorre o acesso ao cargo de diretor de escola. Existem várias formas de acesso ao cargo, e neste artigo busca-se contemplar as mais usuais. Parte-se também do princípio de que o gestor, ao assumir a direção de uma instituição de ensino, deverá adotar em sua prática uma concepção de gestão escolar e, por isso, apresentam-se as diferentes concepções. Como base teórica, este artigo buscou respaldo nas análises e reflexões dos seguintes pesquisadores da área: Dourado (2003), Luck (2011), Libâneo (2013), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) e Paro (1996a, 2011b, 2011c).

Biografia do Autor

  • Daniel Junior de Oliveira, Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
    Professor na pós-graduação da Faculdade Brasileira de educação e Cultra Goiânia Goiás.

Downloads

Publicado

2015-08-21

Edição

Seção

Tema livre