A ORALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TIMOR-LESTE SOB A PERSPECTIVABAKHTINIANA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS: AS CONVERSAS E OS DIÁLOGOS NA SALA DE AULA.

Autores

  • Lucimar França dos Santos Souza UFG

Palavras-chave:

Ensino de aprendizagem de Língua Portuguesa, oralidade, gêneros discursivos, conversa, diálogo.

Resumo

RESUMO: A oralidade está presente nocotidiano de todos os falantes, natural e espontaneamente. Essa forma deentender a oralidade permite abordá-la em sua dimensão comunicativa como meiode interação social nas situações de interlocução, conforme as condições decomunicação. Nessa perspectiva, o presente artigo traz uma reflexão sobre autilização de práticas orais nas aulas de português como segunda língua noInstituto Nacional de Formação Continuada de Professores e Trabalhadores daEducação (INFORDEPE) em Díli, capital de Timor-Leste. Para demonstração disso, destacamos uma experiênciacom os gêneros orais discursivos ‘conversa’ e ‘diálogo’ na perspectivaBakhtiniana. As atividades realizadas favoreceram uma conscientização dassingularidades da prática discursiva oral e permitiram uma reflexão sobre opapel da língua portuguesa, naquela realidade, baseada em seus aspectossócio-históricos e culturais. Para tanto,tem como essencial, as contribuições de Mikhail Bakhtin (1992; 1998; 2003; 2006)ao afirmar que a interação verbal e seu caráter dialógico apontam para umaabordagem histórica e viva da língua, culminando no enfoque social dasenunciações. Portanto, o objetivo principal é destacar a importância doplanejamento de atividades que focalizem a oralidade, incluindo a conversa e odiálogo na sala de aula. Dessa forma,acreditamos que a prática docente pode fazer esse tipo de investimento,tornando-o ponto de partida à valorização da realidade linguística dos sujeitosalém da contribuição ao processo de ensino aprendizagem.Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa; oralidade; gêneros discursivos; conversa; diálogo.  

Biografia do Autor

  • Lucimar França dos Santos Souza, UFG
    Professora Lucimar França dos Santos Souza, licenciada em LetrasPortuguês Inglês (FEUC-RJ); pós-graduada em Metodologia do Ensino de LínguaPortuguesa (UNICLAR-SP) e Mestranda em Estudos Linguísticos na UniversidadeFederal de Goiás –UFG. Profa visitante/contratada em projetos de formaçãoprofissional, graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e semipresencial. Professora Cooperante Internacional de Educação (2005-2013).

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Publicado

2015-08-21

Edição

Seção

Tema livre