O BRINQUEDO, A EDUCAÇÃO E A LINGUAGEM NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY E BENJAMIN: PONTOS E CONTRAPOSTOS

Autores

  • Maria ANngelica Cezario Secretaria Municipal de Goiânia (SME) e Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP)

Palavras-chave:

Brinquedo. Criança. Educação. Pedagogia. Linguagem.

Resumo

O escopo deste texto pretende realizar apontamentos a respeito do brinquedo nas concepções de Lev Vygotsky e Walter Benjamin, tendo como referência as contribuições de Jobin e Souza (1994), Gagnebin (1997), Meira (2003), Kramer (2008) e Oliveira (2009), para  refletir sobre o brinquedo, a educação e a linguagem. Nesse sentido, dialogar com a perspectiva destes pensadores, estabelecendo pontos e contrapostos, é possível na medida em que parte de seus objetos de estudo são os mesmo, embora, por vezes, as reflexões aconteçam de modo adverso.

 

Palavras-chave: Brinquedo. Criança. Educação. Pedagogia. Linguagem.

 

Biografia do Autor

  • Maria ANngelica Cezario, Secretaria Municipal de Goiânia (SME) e Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP)

    Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO), professora da Secretaria de Educação de Goiânia na Educação Infantil, atuando há cinco anos na educação básica, e docente da Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP) no curso de Pedagogia. 

Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

Tema livre