A SALA DE AULA TRANSDISCIPLINAR NUTRIDA PELO PENSAMENTO COMPLEXO

Autores

  • Regina Célia Cunha Universidade Estadual de Goiás
  • Victor Hugo Paiva Arantes Universidade Estadual de Goiás
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade. Teoria da Complexidade. Educação.

Resumo

Resumo: O presente ensaio balizado pelas discussões sobre a transdisciplinaridade e a teoria da Complexidade, compartilha da ideia moriniana de que educar não está somente para um despertar de uma sociedade- mundo, mas a isso agrega-se uma prioridade política, uma problemática de amplitude planetária. Objetiva-se em refletir sobre como a epistemologia da transdisciplinaridade e do pensamento complexo possibilitam a ligação do homem com o objeto que são consagrados e constituídos como naturezas muito diferentes. Integrar-se a complexidade que relaciona a subjetividade com a objetividade, inclui o espírito humano, a sociedade, a cultura e o sujeito, busca compreender um pouco mais além da física, da biologia e da antropologia, na tentativa de alcançar um substrato comum que religue os saberes, cuja a compreensão seja ampliada em multidimensões. Morin (2003) nos retrata que a educação deve ser tratada de maneira interrogativa e não prescritiva, na medida em que a docência se degrada e é desconsiderado o progresso científico e tecnicista, mas a educação auxilia a ser melhor, se não mais feliz, e ensina a assumir a parte prosaica e viver a parte poética da vidas.  

Biografia do Autor

  • Regina Célia Cunha, Universidade Estadual de Goiás
    Psicóloga –ano 2000, PUC Goiás, Especialista lato sensu em Ensino e Aprendizagem em Língua Inglesa,2007, UEG Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e Coaching, 2014, Faculdade Católica de Anápolis, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás-UEG.
  • Victor Hugo Paiva Arantes, Universidade Estadual de Goiás
    Licenciado em Educação Física - 2014, Universidade Estadual de Goiás (ESEFEGO). Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás-UEG, sob orientação do prof. Dr. João Henrique Suanno, PhD
  • João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona/Espanha. Doutor em Educação, 2013, UCB/DF. Mestre em Educação, 2006, Universidad de la Habana/PUC-GO. Psicopedagogo, 1994, UCG/GO. Psicólogo, 1991, UCG/GO. Professor Efetivo desde 1996 e Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual de Goiás. Professor produtividade da Universidade Estadual de Goiás. Vice-Coordenador e Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT, da Universidade Estadual de Goiás. Membro do grupo de pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação, coordenado pela profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Pesquisador colaborador no projeto docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora.

     

Downloads

Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Tema livre