A SALA DE AULA TRANSDISCIPLINAR NUTRIDA PELO PENSAMENTO COMPLEXO
Palavras-chave:
Transdisciplinaridade. Teoria da Complexidade. Educação.Resumo
Resumo: O presente ensaio balizado pelas discussões sobre a transdisciplinaridade e a teoria da Complexidade, compartilha da ideia moriniana de que educar não está somente para um despertar de uma sociedade- mundo, mas a isso agrega-se uma prioridade política, uma problemática de amplitude planetária. Objetiva-se em refletir sobre como a epistemologia da transdisciplinaridade e do pensamento complexo possibilitam a ligação do homem com o objeto que são consagrados e constituídos como naturezas muito diferentes. Integrar-se a complexidade que relaciona a subjetividade com a objetividade, inclui o espírito humano, a sociedade, a cultura e o sujeito, busca compreender um pouco mais além da física, da biologia e da antropologia, na tentativa de alcançar um substrato comum que religue os saberes, cuja a compreensão seja ampliada em multidimensões. Morin (2003) nos retrata que a educação deve ser tratada de maneira interrogativa e não prescritiva, na medida em que a docência se degrada e é desconsiderado o progresso científico e tecnicista, mas a educação auxilia a ser melhor, se não mais feliz, e ensina a assumir a parte prosaica e viver a parte poética da vidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.