EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: a escola, a exclusão do negro e a necessidade de reinvenção escolar

Autores

  • Jonathas Sant'Ana Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil
  • Cristiane Rosa Lopes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação, Diversidade étnico-racial, Reinvenção escolar

Resumo

Resumo: Este artigo discute a configuração da educação escolar no Brasil, com foco na exclusão histórica do negro das salas de aula, no protagonismo negro para o acesso à educação formal e nas diretrizes para a educação das relações étnico-raciais. A proposta não é uma narração histórica descritiva, mas a problematização da exclusão racial, tendo como eixo central a constatação de que a escola na forma como existiu e ainda persiste funciona intencionalmente para excluir a diversidade. Aponta-se, assim, para a necessidade de uma descolonização epistemológica, alinhada a paradigmas educacionais emergentes, que levem à reinvenção do sistema escolar.

 


  

  

Biografia do Autor

  • Jonathas Sant'Ana, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil

    Graduação em Pedagogia. Universidade Estadual de Goiás. Discente bolsista Pró-licenciatura da UEG – Câmpus de Campos Belos.


  • Cristiane Rosa Lopes, Universidade Estadual de Goiás
    Doutorado em Letras e Linguística. Universidade Estadual de Goiás. Docente do curso de Letras da UEG - Câmpus de Campos Belos.

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Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

Tema livre