O DIÁLOGO COLABORATIVO NA COCONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA POR SUAS IMAGENS

Autores

  • Ana Agda de Oliveira Santos Universidade Federal de Goiás.

Palavras-chave:

colaboração, interação, dialogismo, teoria sociocultural e coconstrução

Resumo

Este artigo objetiva observar as atividades mediadoras utilizadas no diálogo colaborativo de duas alunas de uma turma de nível pré-intermediário de um centro de idiomas da cidade de Goiânia no desenvolvimento de uma narrativa curta. O trabalho visa também investigar as percepções delas sobre a importância da interação e da colaboração que acontecem na realização de atividades em pares. A teoria psicolinguística também conhecida por sociocultural de Vygotsky e seus colaboradores foi utilizada como referencial teórico principal. 

Biografia do Autor

  • Ana Agda de Oliveira Santos, Universidade Federal de Goiás.
    Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1998). Atua, desde 1996, como professora de línguas - Inglês e Português -, com Especialização em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa, também pela UFG. Tem larga experiência no ensino de Inglês na educação básica da rede pública (ensino fundamental e médio) e em escolas de idiomas. Também lecionou inglês em cursos tecnólogos. Participou da Capacitação Lingüística e Metodológica para Professores brasileiros de Inglês (ELCP) em uma parceria da CAPES com a Fulbright, pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos. Atualmente, leciona Inglês na Rede Estadual de Ensino de Goiás, na Rede Municipal de Goiânia e na PUC-Idiomas, também em Goiânia. É mestranda do Programa de pós graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

Tema livre