A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE

Autores

  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
  • Juliane Gomes de Sousa Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Paradigma tradicional. Paradigma emergente. Educação escolar.

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo, refletir teoricamente acerca da organização da escola no paradigma emergente, abordando os paradigmas da ciência que influenciam as diversas dimensões da vida humana, dando ênfase as suas consequências no âmbito da educação escolar. O procedimento adotado para o alcance do objetivo direciona-se para a abordagem da pesquisa bibliográfica, elencando referenciais teóricos que alicerçam a discussão proposta. Com isso, revela-se que a escola deverá ser pensada sob novas estruturas no paradigma que emerge. Buscando contemplar novos princípios, valores e fundamentos, que a encaminhe para a reconceitualização de sua missão, sentido e função, para assim se configurar como uma instituição formal de ensino voltada para o ideal de uma educação complexa, dinâmica e integradora.

Biografia do Autor

  • Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

    Maria José de Pinho 

    Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É professora Associado e atualmente é Bolsista Produtividade da Universidade Federal do Tocantins. Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012
  • Juliane Gomes de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

    Juliane Gomes de Sousa

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – PPGE – UFT. E-mail: julinhajp10@gmail.com.

     

Downloads

Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Tema livre