OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS-GO E A QUALIDADE DO ENSINO
Resumo
A efetivação de uma escola de qualidade no Brasil é um grande desafio, uma vez que a sociedade brasileira é extremamente heterogênea, ocasionando uma diferenciação qualitativa na educação de acordo com as desigualdades socioeconômicas e culturais de cada região do país. Alguns estudiosos classificam os indicadores de qualidade em duas dimensões: intra e extraescolares. Neste estudo optamos por analisar os intraescolares, ou seja, os que dizem respeito ao sistema de ensino, à escola, ao professor e aos alunos. Nestes termos, o objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil e as atribuições dos coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Anápolis-GO, como alguns dos indicadores de qualidade do ensino. Para o desenvolvimento desta investigação utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental, conjugadas aos dados coletados por meio da aplicação de um questionário aos coordenadores pedagógicos das escolas públicas municipais no ano de 2009. Em relação ao perfil dos coordenadores pedagógicos, podemos dizer que eles atendem formalmente aos indicadores de qualidade, ou seja, possuem formação superior e especializações na área e frequentam constantemente os cursos de aperfeiçoamento. No que diz respeito às atribuições, observamos que as exercem de acordo com as especificações regulamentares, mas necessitam de aperfeiçoamento quanto ao planejamento escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Coordenadores pedagógicos. Escolas públicas municipais. Anápolis. Qualidade do Ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.