OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE ANÁPOLIS-GO E A QUALIDADE DO ENSINO

Autores

  • Sandra Elaine Aires de Abreu UEG/MIELT
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Ewerton de Freitas Ignácio UEG/TECER

Resumo

A efetivação de uma escola de qualidade no Brasil é um grande desafio, uma vez que a sociedade brasileira é extremamente heterogênea, ocasionando uma diferenciação qualitativa na educação de acordo com as desigualdades socioeconômicas e culturais de cada região do país. Alguns estudiosos classificam os indicadores de qualidade em duas dimensões: intra e extraescolares. Neste estudo optamos por analisar os intraescolares, ou seja, os que dizem respeito ao sistema de ensino, à escola, ao professor e aos alunos. Nestes termos, o objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil e as atribuições dos coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Anápolis-GO, como alguns dos indicadores de qualidade do ensino. Para o desenvolvimento desta investigação utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental, conjugadas aos dados coletados por meio da aplicação de um questionário aos coordenadores pedagógicos das escolas públicas municipais no ano de 2009. Em relação ao perfil dos coordenadores pedagógicos, podemos dizer que eles atendem formalmente aos indicadores de qualidade, ou seja, possuem formação superior e especializações na área e frequentam constantemente os cursos de aperfeiçoamento. No que diz respeito às atribuições, observamos que as exercem de acordo com as especificações regulamentares, mas necessitam de aperfeiçoamento quanto ao planejamento escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Coordenadores pedagógicos. Escolas públicas municipais. Anápolis. Qualidade do Ensino.

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Publicado

2016-05-03