VOU-ME EMBORA PARA NÁRNIA: LITERATURA E ESPIRITUALIDADE NO ENSINO RELIGIOSO
Resumo
Tendo em vista o contexto que envolve o Ensino Religioso na sociedade contemporânea e as demandas da formação interdisciplinar, esse artigo apresenta as reflexões provenientes de uma pesquisa realizada pelos professores da disciplina Literatura e Múltiplas Linguagens, ministrada no âmbito do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no intuito de responder ao desafio de ministrar o Ensino Religioso para formar sujeitos autônomos, que exerçam sua cidadania e seu papel social e reconheçam na espiritualidade uma necessidade inerente ao ser humano, em sua integralidade. A pesquisa teve como objetivos: - discutir os aspectos implicados no papel do Ensino Religioso para a capacitação do professor, no que concerne à formação integral do profissional docente frente às demandas que se lhe apresentam no cotidiano escolar; - desenvolver estudos comparados de linguagem, literatura, arte e religiosidade na sociedade contemporânea; - verificar as possibilidades de leitura, criação e construção de sentidos da espiritualidade do aluno frente ao contexto multicultural da Cibercultura e - criar estratégias metodológicas criativas para um ensino religioso, por meio da literatura e das artes, em ações colaborativas, no ambiente escolar. A metodologia consistiu na revisão sistemática de literatura teórica e documental sobre o tema, com ênfase na análise qualitativa e exploratória. Foram elaboradas pelos mestrandos propostas de transposição didática dos conteúdos relativos aos estudos interdisciplinares de literatura e espiritualidade. Os resultados mostraram que o trabalho pedagógico – realizado nos campos da Literatura e do Ensino Religioso – reafirma a proposta interdisciplinar, que se apresenta como uma alternativa interessante para a formação do aluno em sua totalidade histórica e cultural, por meio de uma visão aprofundada e crítica da educação, o que permite a germinação de consciências e diferentes posturas, baseadas no diálogo entre os diferentes e na aprendizagem colaborativa.
PALAVRAS-CHAVE: Interdisciplinaridade. Espiritualidade. Literatura. Ensino Religioso
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