BLOG JORNALÍSTICO E A PRODUÇÃO DO DISCURSO DE RESISTÊNCIA NAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o uso do blog jornalístico em práticas didáticas de produção textual. Partimos do pressuposto de que a utilização de blogs jornalísticos - vistos aqui como práticas discursivas de resistência -, em substituição e em contraposição às mídias jornalísticas tradicionais (jornal, revista e portais), pode constituir uma estratégia didática privilegiada para se evidenciar o modo como os textos assumem compromissos políticos e ideológicos. Com base na abordagem da Análise Crítica de Gêneros (ACG), elaboramos uma proposta didática, envolvendo os eixos de leitura, produção de textual e oralidade, a partir da qual buscamos apresentar as possibilidades, desafios e contribuições do uso do blog jornalístico nas aulas de língua materna no Ensino Médio. A proposta didática tem como objetivo a preparação dos alunos para o uso/acesso consciente e crítico das mídias de informação, buscando primordialmente promover o desenvolvimento da produção crítico-autoral e a participação política. Nesse sentido, propomos que o uso do blog jornalístico no cenário escolar tem o potencial de: a) possibilitar a criação de uma rede de interação e colaboração entre alunos, professores e outros públicos; b) incentivar a produção crítico-autoral; e c) promover permitir o debate crítico de questões ideológicas presentes no discurso jornalístico, com ênfase na resistência a efeitos ideológicos construídos nas/pelas mídias tradicionais.
Palavras-chave: Discurso de resistência. Produção discursiva de resistência. Produção textual. Blog jornalístico na escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.