VALORES E PRINCÍPIOS QUE ORIENTARAM AS PRÁTICAS SOCIAIS NO BRASIL NOS ANOS DE 1980 E 1990
Resumo
Com a sociedade industrial, a necessidade de “controle social moralizador” do individuo tornou-se indispensável, para aqueles que acreditavam ser urgente a manutenção da ordem e do desenvolvimento, a base do projeto inicial da sociedade moderna. O processo de moralização da sociedade perdurou por vários anos até a classe trabalhadora, a “novidade dessa sociedade”, intensificar a luta pelos direitos sociais. As práticas sociais desenvolvidas entre sociedade civil e Estado, constituí uma cultura política indispensável à manutenção ou transformação da sociedade. O objetivo central é entender quais os valores e princípios que orientaram as práticas sociais no Brasil, durante a década de 1980, quando se inicia o processo de redemocratização. Para alcançar esse objetivo, foi realizado uma pesquisa teórica valendo-se dos autores que mais contribuíram para o entendimento do tema na literatura. O estudo revelou que as ações dos movimentos sociais da década de 1980 foram elementos importantes para a construção da cultura política brasileira, pois criaram valores e sentidos de uma cultura política que influenciaram o Estado na construção de políticas públicas bem como, a democracia e cidadania. No entanto, com a nova fase do capitalismo financeiro, a automação do mercado e a expansão das ONGs durante a década de 1990, todos esses valores podem correm sério risco de serem esquecidos ou negados, diante da nova fase autoritária e de grande indeterminação que se desenha na atualidade.
Palavras-chave: Estado social, cultura, cultura política e movimentos sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.