A PALAVRA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NO/DO PROCESSO EDUCACIONAL: EM CARTAZ “ESCRITORES DA LIBERDADE”
Resumo
O presente estudo busca discutir a palavra como instrumento de transformação social no/do processo educacional em um contexto escolar considerado problemático representado em uma obra cinematográfica. Para abordar tais questões, além de suportes teóricos que abordam a palavra como meio de produção de mudanças (BAKHTIN, 2009), relacionando-a ao próprio fazer (AUSTIN, 1962), ao poder (BOURDIEU, 1998a) e em pleno envolvimento com estudos linguísticos na área de educação (STUBBS, 2002), é utilizado como objeto de análise o filme norte-americano “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers). O referido filme, baseado no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade” (The Freedom Writers Diary) demonstra uma situação enfrentada em muitas instituições educacionais e reflete a problemática social de muitos estudantes e professores na contemporaneidade. No entanto, através dos projetos de leitura e escrita implementados pela professora Erin Grwel no processo educacional, são capazes de promover uma grande transformação social, tanto no ambiente escolar, quanto no meio social. O enredo oferece uma análise pedagógica pertinente ao explorar um contexto de desigualdades e problemas sociais em que a palavra pode ser usada não para apenas descrever uma enunciação, mas como um instrumento de ação e de significação do mundo. Essa análise abre espaço para refletir sobre os sentidos da escola e a sua relação com problemáticas sociais, a fim de se desenvolver uma educação que vise à formação humana, ética e emancipatória.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.